Evento

Univali realiza a��o gratuita para preven��o e diagn�stico do c�ncer da pele

23/11/2016 20:00:00

M�dicos docentes e alunos do curso de medicina realizar�o os exames preventivos e encaminhamentos necess�rios

Univali realiza ao gratuita para preveno e diagnstico do cncer da pele
A��o antecipa o #Dezembrolaranja, m�s do combate ao c�ncer da pele (Foto: Divulga��o)

Muitas pessoas ainda se expõem ao sol de forma inadequada, aumentando o risco de câncer da pele, considerado o tipo mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove no dia 26 de novembro, das 9h às 15h, na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária, em Itajaí, atendimentos gratuitos à comunidade para diagnóstico do câncer da pele. O evento integra a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Na Univali, médicos dermatologistas que atuam como docentes da Universidade, acompanhados de alunos do curso de Medicina, realizarão exames preventivos e encaminhamento às pessoas com lesões suspeitas para tratamento.

Os atendimentos ocorrerão por ordem de chegada e é indicado portar algum documento de identificação. As fichas de atendimento serão distribuídas até as 14h.

A ação antecipa o #DezembroLaranja, mês de combate ao câncer da pele, e tem como objetivo disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução dos casos da doença.

A prevenção também está em foco na campanha, que reforça a importância do uso do protetor solar durante todos os dias do ano, independente da estação.

Quais os sintomas do câncer de pele?

O dermatologista Maurício Conti, coordenador da campanha na Univali, alerta que o câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas e a outras lesões benignas. Por isso, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas facilita a detecção de qualquer irregularidade.

O médico ressalta que somente o exame clínico realizado por um profissional especializado ou a biópsia podem diagnosticar o câncer de pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

- Lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, de tonalidade avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente.

- Pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho.

- Mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Para informações adicionais relacionadas à campanha nacional e ao câncer da pele consulte www.controleosol.com.br