Exposi��o

Exposi��o Intestino Gigante incentiva a preven��o do c�ncer colorretal

29/08/2016 16:30:00

A��o faz parte da campanha Setembro Verde que promove orienta��es e esclarecimentos sobre a doen�a

Exposio Intestino Gigante incentiva a preveno do cncer colorretal
Estrutura infl�vel simula o interior de um intestino humano, permitindo aos visitantes conhecer como o �rg�o funciona internamente (Foto: Divulga��o)

A Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SBCP/SC) faz parte da comissão organizadora da campanha Setembro Verde, que irá alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de colorretal.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) a estimativa para 2016 é de que 34.280 novos casos da doença sejam diagnosticados no Brasil.

O câncer de colorretal é terceiro tipo de tumor mais incidente na região Sul do país: a cada 100 mil habitantes, 22,35 são diagnosticados com a doença.

O médico coloproctologista, Gustavo Becker Pereira explica que a melhor prevenção para este tipo de câncer é a adoção de hábitos de vida saudáveis:

“A alta prevalência e a frequência cada vez maior é um alerta para reforçar as medidas de prevenção, fundamental para coibir o avanço desse tipo de tumor”, destaca o médico.

Uma das ações da campanha este ano é a Exposição Intestino Gigante. O evento ocorre no Centro de Eventos Itajaí nos dias 2, 3 e 4 de setembro e permite que os visitantes conheçam como funciona o intestino humano por dentro.

Sobre a Exposição

A estrutura inflável simula como é o interior do órgão e exemplifica o que acontece quando o intestino é atingido por lesões pré-cancerosas, conhecidas por pólipos, hemorroidas e outras doenças, com o auxílio de recursos audiovisuais.

Cada participante recebe folhetos informativos contendo orientações sobre a detecção, prevenção e tratamento do câncer colorretal e outras doenças do intestino grosso ao fim do trajeto.

A entrada é gratuita e o horário para visita é das 10h às 19h.

O público poderá visitar também os estandes de atendimento e orientações em saúde para obter mais informações relacionadas à manutenção de um estilo de vida mais saudável de médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, estomaterapeutas, assistentes sociais, professores e alunos do curso de medicina da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Caminhada

Está sendo programada também a Caminhada Setembro Verde, no dia 3 de setembro.

A saída está prevista para às 10h na Avenida Beira Rio (próximo à Praça Triangular, localizada no início da Av.) e vai até o local da exposição.

A Caminhada terá a presença de todos os profissionais de saúde envolvidos na causa, dos acadêmicos de medicina, pacientes em tratamento e do público interessado em participar.