Sa�de P�blica

Prefeituras recebem doa��o de medicamento in�dito no Brasil

04/07/2016 17:30:00

Cerca de 1,5 mil caixas de Sulfato de Zinco foram doadas para 13 munic�pios catarinenses

Prefeituras recebem doao de medicamento indito no Brasil
Medicamento � fabricado na �ndia e comercializado no Brasil pelo laborat�rio Nunesfarma com o nome de Nesh Zinco (Foto: Divulga��o)

Municípios catarinenses ficaram entre os primeiros do país a receberem a doação de um medicamento que atua no combate às principais causas da mortalidade infantil.

Fundos municipais de saúde e prefeituras receberam cerca de 1,5 mil caixas do remédio, inédito no Brasil, que estará disponível aos usuários da saúde pública de 13 municípios do Estado.

O medicamento também está disponível para todas as prefeituras interessadas.

Sulfato de Zinco

Apesar de fazer parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) do Ministério da Saúde, o medicamento não tinha registro no país até o ano passado, quando a paranaense Nunesfarma o registrou por meio de sua marca Nesh.

O Sulfato de Zinco é considerado essencial no combate à diarreia aguda e infecções respiratórias, as duas principais causas da mortalidade infantil. Por isso, é também recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unicef. 

Devido à importância do medicamento para a saúde pública, o laboratório realiza uma campanha de doação de Nesh Zinco.

A campanha começou no Paraná e em Santa Catarina e deve se estender a todo o território nacional. Já são cerca de 12 mil caixas doadas a mais de 150 prefeituras, incluindo nos estados de Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais.

Além da doação, a empresa oferece treinamento especializado sobre o Sulfato de Zinco para os profissionais de saúde de todas as prefeituras. O diretor da empresa, Fernando Cesar Silva, explica:

“Mais que uma oportunidade de negócio, é uma forma de contribuirmos com a melhoria da saúde pública do país. Fomos atendidos por prefeitos e médicos que de imediato aceitaram as doações.”

O Nesh Zinco é produzido na Índia e importado pela Nunesfarma, que mantêm seu próprio Centro de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação para garantir o controle de qualidade e desenvolvimento de melhorias.

Por meio de sua marca própria, o Laboratório Nesh, a empresa deve disponibilizar ainda outros medicamentos básicos voltados para a saúde pública.

“Enquanto as indústrias apostam em produtos complexos, vimos a carência da oferta de medicamentos básicos na saúde pública e entramos para garantir o abastecimento, além de aumentar a competição, reduzindo os preços”, completa Fernando Silva.

Confira os municípios que receberam o medicamento:

Capinzal – 18 caixas
Fraiburgo – 72 caixas
Palhoça – 250 caixas
Lages – 100 caixas
São Joaquim – 72 caixas
Içara – 250 caixas
Sombrio – 72 caixas
Capivari de Baixo – 72 caixas
Santo Amaro da Imperatriz – 72 caixas
Tijucas – 72 caixas
São João Batista – 72 caixas
Gravatal – 36 caixas
Rio do Sul – 250 caixas.







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda