Alimentos

Imetro/SC assina termo de apoio para sanidade alimentar

23/06/2016 13:55:00

Acordo pretende ampliar a seguran�a dos produtos, com garantia de origem

Imetro/SC assina termo de apoio para sanidade alimentar
Balan�o do Programa Alimento Sustent�vel, da Acats, foi apresentado durante a Exposuper, em Joinville (Foto: Divulga��o)

A presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC), Elizabete Luiza Fernandes Baesso assinou um acordo de cooperação técnica pela sanidade alimentar com 27 entidades.

A assinatura foi realizada no dia 22 de junho, durante a 29ª edição da Exposuper – Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados, em Joinville.

A presidente ressalta que a maior preocupação da entidade é garantir a qualidade dos produtos para os consumidores:

“Nossa preocupação é ampliar a segurança alimentar dos produtos para os consumidores, garantindo sua origem, por isso é fundamental essa parceria entre as entidades.”

A partir dessa resolução, as entidades se comprometem em fiscalizar os alimentos e coibir desconformidades decorrentes de resíduos de agrotóxicos e outros produtos químicos e biológicos em vegetais, carnes e derivados, além da água mineral comercializada.

O termo é uma iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e conta com o apoio e participação da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), responsável pela Exposuper. 

O Imetro/SC é um órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Combate ao uso de agrotóxicos

Durante a Exposuper, também ocorreu a divulgação do balanço do Programa Alimento Sustentável (PAS), iniciativa da Acats e sob coordenação técnica da empresa de tecnologia PariPassu.

De acordo com o levantamento, cerca de 50% das redes varejistas do Estado e mais de 400 fornecedores estão engajados no combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos em Frutas Verduras e Legumes (FLV).

O estudo apontou que 54% dos estabelecimentos participantes do programa estão em conformidade, sendo que até o momento foram realizadas 51 amostras.

Os produtos que mais apresentaram não-conformidade foram alface, tomate, morango, uva, laranja e mamão.

O volume rastreado até agora foi de 44 milhões de quilos e a previsão é chegar em 70 milhões de produtos rastreados até dezembro, um incremento de 27% em relação ao ano passado.

Hoje, o programa é responsável pelo monitoramento da origem de um em cada quatro produtos hortifrutigranjeiros vendidos no Estado e, neste ano, foi reconhecido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) na plataforma de Boas Práticas.

Confira o balanço do Programa Alimento Sustentável:

  • 23 redes supermercadistas participantes no programa;
  • 413 fornecedores de Frutas, Legumes e Verduras realizam rastreamento;
  • 44 milhões de quilos de alimentos rastreados até maio/2016;
  • Expectativa de rastrear 70 milhões de quilos até o final do ano;
  • Santa Catarina tem 11% do volume total de produtos rastreados no país;
  • 3.480 checkouts realizados;
  • 12.961 origens de produtos rastreados;
  • 51 amostras analisadas até maio/2016, sendo 53% estavam em conformidade;

Sobre a Paripassu

A PariPassu desenvolve soluções para a rastreabilidade dos alimentos, o controle de qualidade dos produtos e dos processos e os registros de caderno de campo.

O objetivo destas soluções é fomentar a cadeia de abastecimento de alimentos por meio da criação de ambientes e ferramentas que favoreçam a transparência, a colaboração e a simplicidade nas relações entre os participantes envolvidos.

Fundada em 2005 na cidade de Florianópolis, a empresa alinha suas soluções às diferentes realidades do setor produtivo, da distribuição, do varejo e do consumidor de alimentos perecíveis.

Para isso, mantém importantes parcerias com entidades como GlobalG.A.P., ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), GS1 (Associação Brasileira de Automação), PMA (Produce Marketing Association), Eurofins, Scientific, DNV GL - Business Assurance, Endeavour e ESPM - Núcleo de Estudos Agronegócio (Escola Superior de Propaganda e Marketing).