Im�veis

Projeto Black Apartments prioriza geometria contempor�nea em Blumenau

21/10/2016 21:50:00

Destaque do empreendimento � o rooftop que permite uma vista panor�mica da cidade

Projeto Black Apartments prioriza geometria contempornea em Blumenau
Cobertura aberta e fechada � a principal �rea de lazer do edif�cio (Foto: Oficina 3D)

O Black Apartments, em Blumenau, é um projeto que destaca formas, texturas e volumes, e elimina os excessos. O empreendimento foi desenhado por encomenda pelo escritório Osvaldo Segundo Arquitetos para construtora Vasselai.

O desenho traz linhas simples e uma arquitetura que integra as quatro fachadas ao entorno da cidade. Apresenta um elemento geométrico que divide a torre e conecta a base ao rooftop, onde estão as áreas de lazer.

O arquiteto Osvaldo Segundo explica que a volumetria de identidade geométrica marcante é organizada por um eixo central. A cobertura torna-se a principal área de lazer do edifício.

“A forma feita em concreto se destaca em meio ao tom escuro da estrutura, conferindo monumentalidade. As janelas em movimento quebram a rigidez da forma e amplas aberturas na fachada frontal conferem leveza ao volume escuro”, observa.

A planta foi definida a partir da relação com a área onde o empreendimento se insere. A fachada envolve a edificação, fazendo-a se incorporar à paisagem local.

O rooftop fechado é todo feito em vidro ou grade. O uso da estrutura é diverso e dinâmico, de lazer a negócios. Materiais brutos, como o granito flameado, a madeira e o cimento são combinados a materiais polidos, como a laca preta brilhante e o cobre, atingindo uma sofisticação aconchegante, acessível a todos.

Já o rooftop aberto permite uma vista panorâmica da cidade. A grande mesa tem posição privilegiada e é adornada por árvores, que criam um microclima agradável e festivo. A conclusão da obra está prevista para 2019.