Motiva��o

Especialista em gest�o de projetos fala como iniciar e se destacar na �rea

09/02/2017 13:40:00

Leandro A. Silva � um dos instrutores dos cursos de Gest�o de Projetos da Clarify Blumenau

Especialista em gesto de projetos fala como iniciar e se destacar na rea
Profissional precisa ter conhecimento pr�tico e te�rico para gerenciar os projetos com efici�ncia (Foto: Divulga��o)

O especialista com Certificação PMP e conhecimento em métodos ágeis, gestão da inovação e design thinking, Leandro A. Silva, é um dos instrutores dos cursos de Gestão de Projetos e do Curso Preparatório para a Certificação PMP da Clarify Blumenau.

Com conhecimento nas áreas de gestão de projetos de média e alta complexidade, áreas de escopo, tempo e integração, Leandro conhece bem os desafios de quem atua na área, e fala um pouco sobre os caminhos mais indicados para quem deseja se tornar um GP de sucesso.

Os primeiros passos, de acordo com o especialista, são entender como o Gerente de Projetos agrega valor na área de projetos em que pretende atuar, além de procurar ajuda especializada no desenvolvimento de um plano de carreira.

Para o desenvolvimento de um plano de carreira na área de GP, é necessário entender onde está, definir onde deseja chegar, elaborar estratégias para alcançar os objetivos e a executar avaliando os resultando e corrigindo, caso seja necessário.

Ele conta que é necessário também utilizar os conceitos do livro Business Model You, que podem ser combinados com o Business Model Canvas.

A gestão de projetos é uma área que tem crescido cada vez mais pelo aumento da demanda dentro das empresas para gerar mudanças e mantê-las competitivas.

Nestas empresas, sempre há projetos em andamento e projetos novos surgindo, exigindo novos profissionais qualificados. A carreira é considerada uma das “10 habilidades mais quentes para 2017” pela Computerworld, na área de tecnologia.

O gerente de projetos pode atuar em uma área bem ampla, pois os processos de gestão podem ser aplicados a praticamente todos os tipos de projetos.

A principal limitação é a experiência e o conhecimento técnico que o projeto exige do gerente para que seja gerenciado de forma eficiente.

Leandro destaca que o gestor de projetos precisa de conhecimento prático e teórico para gerenciar os projetos com eficiência.

"As empresas, na hora da contratação, exigem certos tipos de formação como requisito, que em geral é relacionado com a área dos projetos da empresa", conta.

Ele afirma que no momento da contratação, em geral, as companhias procuram indivíduos com a certificação PMP e um MBA em Gerenciamento de Projetos. Além da experiência nos tipos de projeto que vai gerenciar.

A duração para se tornar um bom gerente de projetos parte do necessário conhecimento prático e teórico. Quanto melhor for a capacitação e a experiência obtida em projetos, mais o gerente de projetos poderá evoluir em sua carreira.

“No meu caso levou cerca de 3 anos e meio, desde que escolhi iniciar na carreira de gestão de projetos e o momento em que realmente me senti seguro para gerenciar projetos de média e alta complexidade na minha área de atuação”, conta Leandro.

A melhor maneira de iniciar é através de uma combinação prática e teórica em gestão de projetos.

"Deve-se começar a participação em projetos, para ganhar experiência de forma paralela e desenvolver o conhecimento teórico através de cursos de curta duração, palestras e workshops, podendo evoluir para cursos de longa duração como um MBA", explica.

Um segundo passo seria a busca por certificações que agregam valor ao currículo.

Os cursos de curta duração trazem conhecimento rápido para aplicação no curto prazo. Após esta fase de conhecimento básico pode-se buscar itens que ajudam o currículo no longo prazo como, um MBA por exemplo.

Uma boa maneira de começar é assumir pequenos projetos dentro da organização, que muitas vezes não possuem um gerente de projetos, explica o especialista.