Acessibilidade

Unochapec� oferece tradu��o em libras para os conte�dos de seu site

27/09/2016 09:00:00

Institui��o � a primeira do Estado a disponibilizar o recurso na estrutura digital

Unochapec oferece traduo em libras para os contedos de seu site
Institui��o criou o Hugo, uma avatar 3D que traduz os conte�dos do site para a linguagem dos sinais (Foto: Divulga��o)

A Unochapecó é a primeira instituição de ensino de Santa Catarina a disponibilizar tradução em libras dos conteúdos de seu portal online.

O recurso foi lançado nesta segunda-feira, 26 de setembro, em que se comemora o Dia do Surdo.

A parte estrutural escrita do português é diferente da representação em sinais. Para o surdo, a representação escrita do português se torna um empréstimo linguístico, o que dificulta a compreensão de informações escritas:

 “Muitas vezes eles deixam de acessar um conteúdo por falta de compreensão, criando uma barreira de comunicação pela falta de tradução para libras”, destaca a técnica em Educação Especial da Unochapecó, Juliane Janaina Leite Brancher.

Com ajuda do Hugo, um avatar 3D personalizado da Unochapecó, quem visitar a página da Universidade poderá ler os conteúdos na linguagem de sinais. Na plataforma Minha Uno, a necessidade do aluno será identificada e o recurso será oferecido automaticamente.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da Unochapecó, Lissandro Machado Hoffmeister, a Universidade vem investindo em acessibilidade em diversos espaços físicos do campus e na estrutura digital:

 “A oportunidade surgiu em um projeto que a Diretoria de Tecnologia da Informação está desenvolvendo. Pela necessidade do projeto iniciamos uma pesquisa de soluções tecnológicas e encontramos o projeto ideal para nos atender. A partir disso surgiu a oportunidade de expandir o recurso para toda estrutura do nosso portal e plataforma de gestão educacional Minha Uno”.

Lissandro ressalta que objetivo do Hugo não é substituir o intérprete de libras, e sim estar nos locais que ele não pode estar.

A instituição também oferece para estudantes surdos a presença de um intérprete de libras na sala de aula, além de formar professores surdos no curso de Letras – Libras.

A tradução em Libras já está disponível no site www.unochapeco.edu.br







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda