Lan�amento

Livro retrata hist�ria empreendedora do casal fundador das Ind�strias Cimecar

25/08/2016 15:30:00

Obra foi escrita por Eliana Vogel Jaeger e ser� lan�ada no dia 9 de setembro em Ibirama

Livro retrata histria empreendedora do casal fundador das Indstrias Cimecar
Publica��o re�ne a origem e trajet�ria do casal Ilse e Frederico Jaeger que utilizaram de t�cnicas empreendedoras j� em 1950 (Foto: Divulga��o)

Em 1950, quando nem se falava em empreendedorismo, o casal Ilse e Frederico Jaeger deu continuidade à empresa do pai dele e aplicou diversos conceitos que podem ser considerados inovadores para a época.

Os detalhes da história estão no livro de Eliana Vogel JaegerVocação Empreendedora Atravessando Gerações: a origem, história e legado de Ilse e Frederico Jaeger”.

O lançamento ocorre no dia 9 de setembro, às 19h, no salão de festas Friedrich Kröner no prédio do Hansahoehe, em Ibirama. 

“Foi exatamente um ano de pesquisas e entrevistas. Espero que seja uma inspiração para empreendedores e estudantes que sonham em empreender”, explica a autora.

O livro conta a origem da família e trajetória do casal que fundou em 1975 as Indústrias Cimecar Ltda.

A empresa contava oito colaboradores e produzia artefatos de cimento e carrocerias de produtos automotores.

“Estudando para escrever percebi e me surpreendi com o quanto da teoria conhecida hoje sobre empreendedorismo eles já utilizavam. Por isso decidi fazer esse registro. Em um dos capítulos, uni a teoria de referências na área da administração e a prática realizada por eles”, conta Eliana.

Em 2002, a partir da cisão da empresa Cimecar Pré-moldados Ltda, surgiram a Pré-Vale Pré-moldados de Concreto Ltda e a Pré-Fabricar Construções.

O livro estará à venda na Office Papelaria em Ibirama, e nas livrarias Central Livros em Rio do Sul e Catarinense em Blumenau.

Sobre a autora

Eliana Vogel Jaeger nasceu em Blumenau. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí e mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Faz parte do conselho editorial da Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, Revista Científica Semana Acadêmica e Tecnologias para a Competitividade Industrial.

Tem textos publicados em veículos como a Revista Teoria e Prática da Educação e Dialogia. Faz parte da Associação Brasileira de normas técnicas (ABNT) desde 2012.

Sua publicação mais recente é o livro “Trabalho Voluntário” que traz o resultado de uma pesquisa em Ibirama.