| Publicado em: 12/12/2017 12:00:00

O professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Furb e vice-diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade, Adilson Pinheiro, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidricos).

A eleição ocorreu durante o 22º Simpósio Brasileiro da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidricos), em Florianópolis.

A gestão do professor inicia no dia 1º de fevereiro de 2018 e segue por dois anos.

Pinheiro é o segundo catarinense a assumir o posto na entidade que completou 40 anos em 2017. 

A ABRHidricos é uma associação profissional, sem fins lucrativos, que congrega pessoas físicas e jurídicas e se dedica ao avanço da gestão de recursos hídricos, da pesquisa científica e do apoio ao ensino técnico e universitário.

O 22º Simpósio Brasileiro trouxe como debate o tema “Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável” e uma discussão sobre a melhora da gestão de recursos hídricos no Brasil.

Mais de 1,3 mil trabalhos técnicos foram apresentados para lideranças políticas e acadêmicas da esfera ambiental.

 

SOBRE ADILSON PINHEIRO

Professor da Furb no curso de Engenharia Civil e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em recursos hídricos e saneamento pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutor em Física e Química Ambiental pelo Institut National Polytechnique de Toulouse (França), pós-doutorado no Institut de Mécaniques de Fluides de Toulouse e Cemagref. 

Tem atuação nas áreas de hidrologia, recursos hídricos e saneamento ambiental, com destaque para o estudo do transporte de poluentes em bacias hidrográficas, modelização hidrológica e tratamento de resíduos agroindustriais.