Especialistas debatem, em Blumenau, como tornar o mundo mais sustent�vel

30/11/2016 15:00:00


Um encontro para formação de parcerias pela sustentabilidade e para inspirar líderes a adotar boas práticas. Esta foi a Agenda Sustentável SC, uma promoção da Facisc, com apoio da Acib, que ocorreu em Blumenau nesta terça-feira (22). Alguns dos temas abordados pelos especialistas foram: empoderamento de mulheres nos negócios, investimento social privado, negócios sociais, gestão pública sustentável, alternativas energéticas inovadoras e Pacto Global pela sustentabilidade nas empresas.

Investimento Social

A cultura da doação pessoal e empresarial foi tema da palestra do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE).  O investimento social privado cresceu em 29% em 10 anos, segundo dados do Censo GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE). Só em 2011 cerca de 2,2 bilhões de reais foram investidos pelos associados deste grupo, denominados investidores sociais. Esta prática e como funciona o investimento social privado foram abordados por Andre Degenszajn, secretário-geral do GIFE. 

O GIFE é a associação brasileira de investidores sociais privados, que reúne mais de 130 organizações de origem empresarial, familiar, independente e comunitária, que investem anualmente cerca de R$ 3 bilhões por ano. Fundado em 1995, é referência na promoção e qualificação do investimento social por meio da representação, articulação e produção de conhecimento sobre o setor sem fins lucrativos no Brasil. O Investimento social privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Incluem-se no universo do investimento social privado as ações sociais protagonizadas por empresas, fundações e institutos de origem empresarial ou instituídos por famílias, comunidades ou indivíduos.

Negócios Sociais

Também foi realizada uma roda de conversa sobre as oportunidades de negócios sociais ligadas aos ODS com o Yunus Negócios Sociais, que é uma unidade brasileira ligada à empresa global Yunus Social Business Global Initiatives. O projeto é fruto do empreendedorismo do Prof. Muhammad Yunus, único economista a ganhar um Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho realizado à frente do Grameen Bank, que tirou milhões de pessoas da extrema pobreza em Bangladesh.

A palestrante Daniela Reis é gestora da Yunus Negócios Sociais em Santa Catarina. Atuou por mais de vinte anos com investimento social privado em grandes empresas brasileiras. É empreendedora da rede de mobilização Minha Garopaba e facilitadora de Dragon Dreaming, uma metodologia para criação colaborativa de projetos.

Cases de sucesso

Também foram apresentados cases de sucessos da Engie e do BRDE. Ainda foram tratados temas como sustentabilidade e Gestão Pública, Certificação de Responsabilidade Social da Alesc; por que as empresas brasileiras usam pouco os incentivos fiscais, e Portal da Transparência. 

Sobre a Agenda Sustentável SC

A Agenda Sustentável SC é um programa realizado anualmente pela Facisc - Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, juntamente com a Projeta Planejamento e Marketing e a Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade.

Foi criada a partir de uma demanda por formação e informação na área de gestão para sustentabilidade no meio empresarial. Tem como propósito reunir interessados em refletir, conhecer as iniciativas, trocar experiências bem sucedidas e acima de tudo, inspirar a transformação do mundo a partir da adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.

Ela envolve:

-   Líderes responsáveis pela adoção de práticas sustentáveis em suas organizações públicas ou privadas;

-   Mulheres protagonistas no ambiente empresarial;

-   Empresários, consultores, gestores de empresas, executivos e profissionais interessados nos temas abordados.