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Frio antecipado impulsiona vendas no Dia dos Namorados

30/06/2016 15:00:00

Varejo catarinense registrou 11,8% de aumento na receita nas primeiras semanas de junho

Frio antecipado impulsiona vendas no Dia dos Namorados
Consumidores catarinenses gastaram em m�dia R$ 167,76 em presentes (Foto: Divulga��o)

O dia dos namorados, considerada a terceira melhor data para o comércio, contou com a ajuda do frio para embalar as vendas. Em relação aos meses comuns do ano houve crescimento de 11,8% na receita.

Embora a data tenha movimentado a economia nas primeiras semanas de junho, o faturamento caiu 9,5% em relação ao último ano. É o que aponta a pesquisa da Fecomércio SC em parceira com a Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC).

O volume havia retraído 6,7% em abril, no acumulado de 12 meses, maior queda da série histórica iniciada em 2001.

O tíquete médio na data foi de R$ 167,76, um incremento de 7,4% em relação a 2015, mas menor se for levado em conta a inflação acumulada no período (9,32%).

Florianópolis registrou o maior gasto médio com R$ 192,63, e Itajaí ficou com o menor, registrando média de R$142,08.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o recuo está alinhado com o momento da economia catarinense e nacional:

“As famílias não estão comprando com o mesmo vigor, mas a expectativa é de recuperação da intenção de consumo e confiança no segundo semestre.”

Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, o frio mais intenso às vésperas da data impulsionou as vendas:

“As baixas temperaturas ajudaram a amenizar uma possível redução ainda mais significativa nas vendas.”

Por conta da crise os empresários também estão bastante cautelosos na hora de contratar temporários: 10,7% das empresas reforçaram o quadro de funcionários para o período.

Comportamento do consumidor

A compra à vista foi a forma de pagamento escolhida por 66,5% dos consumidores. O cartão de crédito segue sendo a principal escolha (32,3%), seguido pelo dinheiro (21,6%) e por último o cartão de débito (12,6%).

No prazo, o cartão de crédito respondeu por 29,1% das vendas, seguido pelo crediário (3,4%).

Os resultados de vendas foram levantados com empresários de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

Os setores consultados foram de vestuário e calçados, floriculturas, joalherias, perfumes e cosméticos, hotel e motel, loja de departamento, restaurante e lojas especializadas em chocolates.

Avaliação do consumidor

Outro indicador levantado na pesquisa é a avaliação do consumidor, que pondera desde o atendimento até a efetivação da compra.

De acordo com a pesquisa, 63,8% dos consumidores contatados garantiram o presente, mas o percentual de desistência aumentou 19,4% – passando de 16,8% em 2015 para 36,2% neste ano – o que pode estar relacionado às atuais condições da renda, da inflação e do acesso ao crédito, que desestimularam o consumo.

Os segmentos do vestuário (33,8%) e de perfumes/cosméticos (21,1%) lideraram a preferência, embora o maior gasto médio foi com joias (R$ 497,94).

Os consumidores atribuíram boas notas para o atendimento na data: 8,93 para o comércio e 8,83 para serviços.

Confira a pesquisa na íntegra AQUI.