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Pesquisa da Acats revela saldo positivo nos primeiros meses de 2017

08/03/2017 09:22:00

Comparativo com m�s de dezembro demonstrou queda devido as festas de final de ano

Pesquisa da Acats revela saldo positivo nos primeiros meses de 2017
O resultado indica que a temporada foi melhor que no ano passado, onde registramos em janeiro -1,13%, afirmou o presidente da associa��o. (Foto:Divulga��o)

O desempenho de vendas do setor de supermercados catarinense começou o ano de 2017 com resultado positivo de +1,18%. Entretanto no comparativo com o mês de dezembro houve recuo de -23,02%.

O resultado é considerado normal porque representa a dessazonalidade em relação ao período de festas de final de ano, sempre o melhor do ano em vendas.

Os dados fazem parte da pesquisa feita pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), e já foram deflacionados pelo IPCA. Participam da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

O presidente da associação (Acats), Paulo Cesar Lopes, acredita que o resultado de janeiro é um bom indício para o setor, que pode estar recuperando, embora de maneira muito suave, um novo ciclo de crescimento.

As perspectivas para a Páscoa são mais um indício desta tendência, segundo ele.

“Santa Catarina tem uma condição diferenciada no mês de janeiro, que é o auge da alta temporada de verão. Um grande número de turistas se concentra na faixa litorânea e isso reflexo no consumo. O resultado indica que a temporada foi melhor que no ano passado, onde registramos em janeiro -1,13%, embora esteja muito longe de janeiro de 2015 quando o resultado foi de +7,86%” afirmou.

Páscoa

A pesquisa da associação indica que a maior parte das empresas e redes supermercadistas está apostando num resultado de vendas de Páscoa semelhante ao do ano passado.

Aproximadamente 45% dos empresários que responderam à pesquisa fez o mesmo volume de encomendas de produtos típicos da Páscoa este ano considerando a Páscoa de 2016. Cerca de 8% indicaram que o volume de produtos diminuiu em relação ao ano anterior e para 27% o volume de produtos aumentou em relação a 2016