Planejamento

Estrat�gias de marketing transformam resultados da C�rculo

28/06/2016 13:29:00

Companhia aumentou sua produ��o de 3,6 mil para 5,5 mil toneladas ao ano

Estratgias de marketing transformam resultados da Crculo
Empresa investiu na implanta��o de um setor de marketing que pudesse aproximar os consumidores da marca (Foto: Paula Cardoso)

A Círculo participou, no dia 17 de junho, de mais uma edição do Experience, iniciativa do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) que incentiva empresas associadas a conhecerem e aprenderem com as trajetórias umas das outras.

Na data, a empresa relembrou a história de como mudou sua visão industrial em suas linhas de trabalhos manuais para uma visão de mercado.

Com uma produção voltada para as necessidades do consumidor, a Círculo aumentou sua fabricação de 3,6 mil para 5,5 mil toneladas ao ano, com vendas para todo o Brasil e em outros 25 países.

Política de marketing

A primeira iniciativa da empresa foi realizar uma pesquisa de público. O resultado mostrou que alguns produtos, como o Cléa e o Barroco, tinham uma marca mais forte que a própria empresa.

Outro ponto foi que dos 20 milhões de brasileiros que fazem algum tipo de artesanato, 70% utilizam os produtos que fabricam como uma segunda fonte de renda.

A partir desses resultados a empresa investiu na implantação de um setor de marketing que pudesse aproximar os consumidores da marca. Osni de Oliveira Junior, gerente de marketing, comenta:

"Percebemos que precisávamos ensinar as artesãs a utilizar os nossos produtos e a ganhar mais com eles. A partir daí, conseguiríamos melhorar o nosso posicionamento e aumentar as vendas."

Uma das primeiras iniciativas foi criar um grupo de artesãs que pudesse produzir peças para servirem de modelo para os demais clientes.

Desde então, elas passaram a fazer workshops pelo Brasil ensinando às consumidoras técnicas a melhorarem os seus produtos. Nos últimos 12 meses, mais de 200 cidades brasileiras receberam eventos.

A comunicação online também foi reforçada. Todos os dias são publicadas no site da Círculo ideias de novas peças, além da TV online que, frequentemente, é atualizada com aulas didáticas.

Um site específico sobre o fortalecimento do negócio também dá dicas de como as artesãs podem valorizar os seus produtos e reforçar a sua renda.

Para completar, foram lançadas revistas que estão disponíveis nos pontos de vendas e nas bancas de todo o país.

As áreas de desenvolvimento de produto e marketing se aproximaram. Cores da estação e tendências apresentadas em eventos como São Paulo Fashion Week, são levadas pela Círculo até os pontos de vendas.

Círculo atualmente

Hoje, a empresa é referência em itens para artesanato. Está presente em todas as cidades com mais de 10 mil habitantes no território nacional. Tem mais de 80 representantes e 1,3 mil funcionários.

O presidente da companhia, José Altino, destaca que a mudança na percepção do negócio, fez com que ele se alterasse radicalmente:

“Hoje somos uma empresa que pensa diferente, faz um planejamento estratégico que é acompanhado mensalmente e tem uma legião de admiradores."

A presidente do SCMC, Amélia Malheiros, encerrou o evento destacando a inovação na companhia que segue se reinventando e olhando para as oportunidades que as mudanças do mercado apontam:

"A Círculo é um grande exemplo não só para as empresas catarinenses. É uma indústria que estreitou o seu relacionamento com o mercado e colhe disso resultados incríveis. Temos muito orgulho em tê-los no SCMC.”

Sobre o SCMC

O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) é uma plataforma colaborativa que conecta empresas e universidades de moda e design para capacitar pessoas, fomentar a inovação, estimular ambientes pulsantes e ressignificar protagonismos.

Em mais de 10 anos de atuação, mais de 45 empresas catarinenses já passaram pelo SCMC e 25 instituições de ensino aderiram à plataforma através da participação dos seus alunos. Foram mais de 400 eventos de capacitação que impactaram cerca de 30 mil profissionais e acadêmicos. Juntas, as empresas associadas faturam R$ 4 bilhões.

Atualmente, 16 empresas fazem parte da plataforma: Altenburg, Audaces, Cia. Hering, Círculo, Copa&Cia, Coratex, Cores e Tons, Dudalina, Fakini, HI Etiquetas, Karsten, Lepper, LOA Underwear, Marisol, Meu Móvel de Madeira e Tecnoblu.







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda