Planejamento
Estrat�gias de marketing transformam resultados da C�rculo
28/06/2016 13:29:00
Companhia aumentou sua produ��o de 3,6 mil para 5,5 mil toneladas ao ano
Empresa investiu na implanta��o de um setor de marketing que pudesse aproximar os consumidores da marca (Foto: Paula Cardoso)
A Círculo participou, no dia 17 de junho, de mais uma edição do Experience, iniciativa do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) que incentiva empresas associadas a conhecerem e aprenderem com as trajetórias umas das outras.
Na data, a empresa relembrou a história de como mudou sua visão industrial em suas linhas de trabalhos manuais para uma visão de mercado.
Com uma produção voltada para as necessidades do consumidor, a Círculo aumentou sua fabricação de 3,6 mil para 5,5 mil toneladas ao ano, com vendas para todo o Brasil e em outros 25 países.
Política de marketing
A primeira iniciativa da empresa foi realizar uma pesquisa de público. O resultado mostrou que alguns produtos, como o Cléa e o Barroco, tinham uma marca mais forte que a própria empresa.
Outro ponto foi que dos 20 milhões de brasileiros que fazem algum tipo de artesanato, 70% utilizam os produtos que fabricam como uma segunda fonte de renda.
A partir desses resultados a empresa investiu na implantação de um setor de marketing que pudesse aproximar os consumidores da marca. Osni de Oliveira Junior, gerente de marketing, comenta:
"Percebemos que precisávamos ensinar as artesãs a utilizar os nossos produtos e a ganhar mais com eles. A partir daí, conseguiríamos melhorar o nosso posicionamento e aumentar as vendas."
Uma das primeiras iniciativas foi criar um grupo de artesãs que pudesse produzir peças para servirem de modelo para os demais clientes.
Desde então, elas passaram a fazer workshops pelo Brasil ensinando às consumidoras técnicas a melhorarem os seus produtos. Nos últimos 12 meses, mais de 200 cidades brasileiras receberam eventos.
A comunicação online também foi reforçada. Todos os dias são publicadas no site da Círculo ideias de novas peças, além da TV online que, frequentemente, é atualizada com aulas didáticas.
Um site específico sobre o fortalecimento do negócio também dá dicas de como as artesãs podem valorizar os seus produtos e reforçar a sua renda.
Para completar, foram lançadas revistas que estão disponíveis nos pontos de vendas e nas bancas de todo o país.
As áreas de desenvolvimento de produto e marketing se aproximaram. Cores da estação e tendências apresentadas em eventos como São Paulo Fashion Week, são levadas pela Círculo até os pontos de vendas.
Círculo atualmente
Hoje, a empresa é referência em itens para artesanato. Está presente em todas as cidades com mais de 10 mil habitantes no território nacional. Tem mais de 80 representantes e 1,3 mil funcionários.
O presidente da companhia, José Altino, destaca que a mudança na percepção do negócio, fez com que ele se alterasse radicalmente:
“Hoje somos uma empresa que pensa diferente, faz um planejamento estratégico que é acompanhado mensalmente e tem uma legião de admiradores."
A presidente do SCMC, Amélia Malheiros, encerrou o evento destacando a inovação na companhia que segue se reinventando e olhando para as oportunidades que as mudanças do mercado apontam:
"A Círculo é um grande exemplo não só para as empresas catarinenses. É uma indústria que estreitou o seu relacionamento com o mercado e colhe disso resultados incríveis. Temos muito orgulho em tê-los no SCMC.”
Sobre o SCMC
O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) é uma plataforma colaborativa que conecta empresas e universidades de moda e design para capacitar pessoas, fomentar a inovação, estimular ambientes pulsantes e ressignificar protagonismos.
Em mais de 10 anos de atuação, mais de 45 empresas catarinenses já passaram pelo SCMC e 25 instituições de ensino aderiram à plataforma através da participação dos seus alunos. Foram mais de 400 eventos de capacitação que impactaram cerca de 30 mil profissionais e acadêmicos. Juntas, as empresas associadas faturam R$ 4 bilhões.
Atualmente, 16 empresas fazem parte da plataforma: Altenburg, Audaces, Cia. Hering, Círculo, Copa&Cia, Coratex, Cores e Tons, Dudalina, Fakini, HI Etiquetas, Karsten, Lepper, LOA Underwear, Marisol, Meu Móvel de Madeira e Tecnoblu.
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