Studio Z lan�a plataforma que agiliza compra de produtos

04/10/2018 15:00:00

ConnectZ! integra fornecedores e reduz compras de dias para segundos

Studio Z lana plataforma que agiliza compra de produtos
Foto: Box Produtora

Pensando em melhorar a experiência de compra, a Studio Z, que atua no varejo de calçados, criou a plataforma ConnectZ!, que conecta fornecedores e o varejo de calçados para compra de produtos.

Com mais de 85 lojas espalhadas pelo Brasil, a empresa busca atingir a marca de 200 lojas nos próximos anos. 

De acordo com Rafael Balbuena, gerente de projetos da Studio Z, todo esse planejamento esbarrou na morosidade das etapas de compra de mercadorias:

“Era um processo analógico em tempos digitais. E como todos no mercado atuavam da mesma forma, tivemos que nos reinventar para otimizar as atividades internas e sair na frente neste mercado e atingir nossa meta”.

Após uma pesquisa, a empresa concluiu que o processo de compra com os fornecedores de calçados é extremamente lento e manual.

Além de passar por inúmeras pessoas até o pedido de compra ir para o fornecedor.

“Chegávamos a levar até 25 dias para formalizar um pedido de compra e, muitas vezes, ele ia com alguma informação errada ou duplicada. Fomos procurar no mercado soluções que amenizassem o problema, mas percebemos que todos funcionavam da mesma forma”, conta Rafael.

Por isso, a marca foi buscar no mercado de tecnologia ferramentas que pudessem dar mais agilidade na aquisição das mercadorias.

O aplicativo é online e integrado, podendo ser utilizado de um computador, tablet ou celular.

Rafael ressalta que “para fazer o pedido de um único produto tínhamos que preencher uma planilha extensa, hoje bastam alguns cliques para enviar o pedido ao fornecedor. O que antes se levava dias para fazer, agora é feito em minutos”.

 

ECONOMIA

O gerente de projeto lembra que antes do sistema ser implementado, a taxa de pedidos enviados com erro era de 52%, e a despesa extra com compra de mercadorias duplicadas chegava a R$ 13 milhões por ano:

“Hoje isso não acontece mais. Os produtos são cadastrados pelo próprio fornecedor de forma simple e rápida, todos eles com foto. E o responsável pelo setor de compras pode gerenciar seus pedidos por meio de um histórico disponibilizado pelo sistema, ou seja, ele não precisa mais buscar nos emails quando fez o pedido e de qual produto”.