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M�tricas de TI: entenda o que s�o e como avaliar
07/02/2018 05:00:00
Confira 5 crit�rios elencados pela Teiko para efici�ncia de mensura��o de resultados
Conteúdo oferecido por Teiko
Nestes tempos de transformação digital, o setor de tecnologia ganha importância crescente nas organizações, sendo cada vez mais percebido como um fator chave para a competitividade do negócio.
Afinal, a tecnologia contribui decisivamente para o crescimento da empresa e o aperfeiçoamento de seus produtos ou serviços ao auxiliar no planejamento e análise, permitindo mensurar e rever estratégias.
E para saber como melhorar o desempenho do negócio, otimizar as políticas internas e mesmo apresentar os resultados do setor às chefias, o gestor e a equipe de TI lançam mão de diversas métricas.
A seguir, abordaremos de forma clara o que são as métricas e por onde começar a aplicá-las.
O que são métricas de TI?
São, basicamente, critérios para quantificar a eficiência e eficácia de todos os processos desenvolvidos por um departamento de TI.
Ou seja, são ferramentas para mensurar ações e seus resultados.
Essas métricas indicam a realidade da companhia, mostram como os procedimentos transcorrem, em quais pode haver falhas e qual o impacto sobre os resultados que são esperados, o que é preciso para alcançar as metas planejadas.
A seguir, elencamos 5 dos principais pontos que as métricas de TI devem abordar:
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Execução de sistemas de produção: trata-se de medir a performance operacional, como os processos ocorrem, quanto tempo levam, o número de ocorrências, bugs e incidentes.
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Entrega de novas funcionalidades: mensura quais são as necessidades (demandas) do setor ou do negócio, o tempo de atendimento, funcionalidades a desenvolver, testes e resultados.
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Envolvimento da equipe: mede a produtividade do time em determinado período de tempo, como a quantidade de atendimentos realizados/itens produzidos por cada colaborador por semana, número de incidentes ou ocorrências relatadas por integrante durante um mês.
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Custos/impactos do setor: mensura os fatores ligados à excelência financeira, a utilização dos recursos. O ROI (retorno sobre os investimentos) é uma das métricas mais utilizadas pelos gestores de TI hoje, pois comprova o retorno sobre os gastos realizados em tecnologia permitindo mostrar o impacto sobre o negócio.
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Aproveitamento dos servidores: mede-se o índice de disponibilidade das aplicações, com o objetivo de garantir que as operações aconteçam sem interrupções com um bom desempenho do ambiente de TI.
Ao partir desses conceitos, o gestor de TI está apto a testar toda a infraestrutura disponível, bem como gerenciar quais projetos precisam ser desenvolvidos para potencializar o desenvolvimento de sua empresa.
Começando a avaliar:
Um bom planejamento e a busca por uma administração eficiente são os pontos mais importantes quando a empresa decide por aplicar métricas de TI para avaliar-se.
Mas de nada adianta criar uma métrica de avaliação sem definir quais objetivos devem ser alcançados.
É preciso conhecer bem a estrutura da atividade, para então determinar o papel da equipe de TI e como ela pode atuar sempre melhor de modo a contribuir com o crescimento da empresa.
Daí em diante, é possível traçar qual será a estratégia e como os resultados obtidos pelas métricas deverão tornar-se indicadores que vão impactar na gestão de todo o investimento do negócio.
Resultados diretos:
O setor de tecnologia é bastante demandado, sendo que é preciso trabalhar com muito planejamento e possuir certa capacidade de adaptação.
Um gestor que aplica métricas de TI nos processos desenvolvidos por sua área, além de garantir um serviço de maior qualidade, pode ajudar a definir qual é o momento correto para começar um investimento, apostar em um novo projeto ou mudar processos que não estejam funcionando da forma correta.
Os resultados dessa avaliação são realmente práticos e objetivos, uma vez que causam um impacto direto na redução de custos, evitando gastos desnecessários, e levam à melhor produtividade da empresa.
E na sua companhia, quais são as métricas adotadas pelo setor de TI?
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