Aprenda a definir uma estrat�gia de seguran�a de endpoint

12/06/2017 15:00:00

O aspecto estrat�gico � definido determinando as regras de conformidade com as pol�ticas de seguran�a para limitar o acesso a endpoints n�o compat�veis.

Aprenda a definir uma estratgia de segurana de endpoint

Cada dispositivo conectado à rede da sua empresa representa um risco potencial para a entrada de ameaças virtuais. Muitos gestores acreditam que a melhor solução para evitar isso seja proibir o uso de certos aplicativos e dispositivos no local de trabalho, mas, na verdade, isso pode ser um empecilho para a produção. O ideal é aplicar uma estratégia que dobre a segurança de endpoint.

Então, você sabe quais são os dispositivos móveis que seus colaboradores usam? Controla os malwares que vêm por e-mail ou por acessos a sites infectados?

O que é uma estratégia de segurança de endpoint?

Os endpoints são representados pelos computadores de mesa (desktops), notebooks, smartphones e tablets. E a segurança é definida por meio de um gerenciamento das políticas e dos protocolos de segurança que monitora e controla todos os acessos, bem como os dados recebidos.

O aspecto estratégico é definido determinando as regras de conformidade com as políticas de segurança para limitar o acesso a endpoints não compatíveis.

Isso acontece por meio de uma VPN (Virtual Private Network) reforçada com um software antivírus configurado adequadamente e com o esforço de monitoramento e controle mais de perto por uma equipe de profissionais capacitados.

Como definir uma estratégia de segurança de endpoint?

Conheça agora os passos essenciais que deve seguir para criar e implementar uma estratégia de segurança de endpoint realmente eficiente:

1. Utilize múltiplas formas de proteção

Proteger a empresa contra as ameaças virtuais requer mais do que apenas um firewall. E um único programa antivírus também pode ser insuficiente. Então, deve-se considerar ambos trabalhando conjuntamente, além de outras medidas, como:

ferramentas antivírus específicas para e-mails;

● segurança e filtragem de acessos a sites;

● gerenciamento de dispositivos móveis;

● ferramentas de detecção de intrusão;

● soluções de segurança móvel;

● firewalls de dispositivos;

● controles de aplicativos;

● criptografia.

2. Monitore as ameaças detectadas

A estratégia de segurança de endpoints deve ser configurada para ativar gatilhos que disparem alertas automáticos de tentativas de ataque para que os profissionais de TI possam analisar e impedir a invasão antes de que ela ocorra de fato. Para isso, o monitoramento ativo das notificações de ocorrências é necessário.

Com uma equipe atenta e preparada, as ações deixarão de ser reativas e passarão a ser preventivas, já que a análise dos riscos e decisão de permissão de acesso poderão ser realizadas quase que simultaneamente ao registro das ocorrências.

3. Automatize a detecção de ameaças

As ameaças virtuais são crescentes, e sua identificação está cada vez mais difícil. Por isso, realizar todo o trabalho de monitoramento e controle manualmente torna-se uma tarefa quase impossível para as empresas.

Para evitar que o seu negócio fique exposto a esses riscos, o ideal é contar com uma ferramenta que permita automatizar ao máximo essas tarefas. Assim, reduz-se a necessidade de mão de obra qualificada enquanto a detecção e o impedimento de invasões ao sistema operacional da empresa são agilizados.

Toda vez que um ataque é detectado, o mecanismo registra a ocorrência, aprende com ela e forma um indicador de ataques que pode ser utilizado mais tarde para a análise e tomada de decisões.

Além das respostas instantâneas e adaptativas que entrega, um sistema automatizado da segurança de endpoint pode ser escalável, moldando-se a diferentes configurações de ambiente. Esse é um fator importante ao se considerar a rápida proliferação de novos dispositivos e aplicativos móveis.

Criar e implementar uma segurança de endpoint pode não ser uma tarefa tão simples, mas, à medida que as ameaças aumentam, as empresas precisam adotá-la para não ficarem na mão apenas de programas antivírus ou protocolos básicos de segurança de rede. Dessa forma, ferramentas mais sofisticadas serão necessárias.

Fonte Teiko






Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda