Tecnologia | Publicado em: 10/05/2017 20:50:00

Lançada em 2014, a PlayTable é a primeira mesa digital brasileira que oferece jogos educativos para crianças a partir dos três anos, baseados no conceito de ludopedagogia.

Desenvolvida pela Playmove, a PlayTable será um dos destaques da Bett Educar 2017, feira que reúne anualmente milhares de profissionais da área de educação e apresenta novidades para o segmento. O evento acontece de 10 a 13 de maio, em São Paulo (SP).

Entre os lançamentos da empresa para o evento está a chegada de 10 livros digitais em Libras. A novidade une em um único dispositivo quatro linguagens simultâneas: escrita, visual (ilustrações), auditiva (contação de história) e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

No vídeo, a intérprete da linguagem de sinais interage com as animações do livro, facilitando a compreensão da história por crianças surdas. Cristiano Sieves, especialista em ludopedagogia da Playmove, explica que o objetivo dos livros é facilitar a inclusão de alunos surdos nos momentos de interação com os livros.

“Segundo a nova Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação, os alunos devem estar alfabetizados até o segundo ano do Ensino Fundamental e para isso é importante a interação com os livros desde a Educação Infantil, que na PlayTable é feita de maneira lúdica e interativa. Crianças surdas geralmente acabam excluídas dos momentos de contação de história, e nossos livros em Libras chegam para incluí-las também nestes momentos”, avalia.

A PlayTable também passará a contar com 29 novos livros digitais da editora Ciranda Cultural. Os títulos contam com o conteúdo escrito e ilustrado e também a contação da história, facilitando a interação de crianças ainda não alfabetizadas.

Jogos em inglês e espanhol

Uma necessidade identificada pela Playmove, que vive um momento de expansão para a Europa, EUA e países Árabes, foi a de oferecer jogos em outros idiomas. Na Bett Educar, a mesa digital já contará com 10 jogos nas versões inglês e espanhol.

“São opções pensadas também para escolas bilíngues, dando ainda mais opções de uso da PlayTable em sala de aula. Além da tradução, tivemos a preocupação de realizar a localização desses jogos, para que todo o enredo aconteça dentro da cultura dessas línguas”, explica o sócio-diretor da Playmove, Marlon Souza.

A arquitetura dos jogos, desenvolvidos em parceria com profissionais e estúdios nacionais e internacionais, leva em consideração conceitos apresentados em sala de aula e também promove a inclusão de crianças com deficiência, a cooperação entre os estudantes e a ampliação da coordenação motora e cognitiva. 

Novos jogos educativos e parceria com o Clubinho Salva-Vidas 

Entre os 16 jogos que serão lançados na Bett Educar, nove deles chegam de uma parceria com o Clubinho Salva-Vidas, projeto que surgiu com foco na conscientização sobre segurança no trânsito e hoje é um premiado portal de conteúdo infantil com foco em segurança e meio ambiente.

Entre as outras novidades que serão apresentadas, está o game Croac! Uma aventura musical, que utiliza a musicalização infantil para ensinar às crianças conceitos da lógica de programação. Também são lançamentos o Coelhos Construtores, que estimula a descoberta e identificação de cores e formas, o Box-in, que auxilia na ampliação do vocabulário de inglês, o Guardiões da Natureza - Mamíferos, que traz características de vários animais nativos do Brasil em um jogo no estilo "Super Trunfo" e o Edu no Planeta das Galinhas, que trabalha o tema da educação financeira. 

Para o desenvolvimento do raciocínio e resolução de problemas foi desenvolvido o jogo Mini Ini Mo. Para o processo de alfabetização em português, inglês e espanhol os educadores poderão optar pelo Tap The Word. Já para o desenvolvimento da percepção visual a PlayTable apresenta o game Mão na Massa e a disciplina de matemática ganha o Segura o Panda.

Marlon Souza reitera que a PlayTable foi desenvolvida com o objetivo de ser uma ferramenta de apoio pedagógico aos docentes.
“Os jogos para a PlayTable são pensados de acordo com as necessidades das instituições de ensino. São opções para apoiar o professor em sala de aula, reforçar e contextualizar o conteúdo aprendido. A PlayTable é, basicamente, um console que pode ser abastecido continuamente com novos jogos educativos, de acordo com a necessidade de cada instituição de ensino. Além disso, há sempre a possibilidade de se escolher o grau de dificuldade de cada jogo, facilitando o uso por diferentes faixas etárias e nível de conhecimento das crianças”, diz.

A estrutura é segura e simples, o que permite que as próprias crianças façam o uso do equipamento sem a necessidade da intervenção de adultos. Graças à tecnologia empregada no produto, ele é recomendado para utilização em programas de inclusão com crianças com dificuldades psíquicas e motoras.​
 

 




Docol otimiza custos e melhora produtividade com nuvem


Estado terá ferramenta para divulgação da inovação


Como alcançar a transparência em organizações do terceiro setor


SoftExpert ​implanta solução no Espírito Santo

Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |
<—HiFRITZ—> <—HiFRITZ—>