Inova��o torna l�deres no segmento de bens de consumo mais competitivos

27/07/2016 13:00:00


Por: Christian Geronasso 

De acordo com o Valor Inovação 2016, promovido pelo jornal Valor Econômico, no dia 18 de julho, inovação está na pauta estratégica das grandes empresas do Brasil. O ranking é composto por empresas com faturamento acima de R$ 500 milhões de 17 setores de atividade, dentre as quais 100 foram eleitas como as mais inovadoras. Do exame de todas as empresas participantes infere-se que apenas 2% não consideram inovação na pauta estratégica. Vale dizer, para 98% o tema é prioritário.

Como já comentado no artigo de minha autoria, o segmento de bens de consumo, especialmente o de alimentos e bebidas, deve estar preparado para as mudanças de comportamento dos seus clientes. O diretor de economia da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) – Denis Ribeiro – e os analistas do Valor corroboram tal particularidade.

Para transformar o obstáculo em diferencial, é imprescindível ter especial atenção no indicador: “percentual (%) de novos produtos e serviços lançados no prazo, tempo e qualidade esperados”. Melhorar abordagens no desenvolvimento de projetos, de produtos e serviços, e ter a flexibilidade necessária para reagir a mudanças é um fator crítico de sucesso para fortalecer a inovação e como efeito colateral aumentar o market share. Este é o caminho para empresas que tem como objetivo estratégico o aumento da competitividade no curto prazo.

A título de exemplo, com foco no crescimento e buscando a inovação, uma das maiores empresas de laticínios do país – Laticínios Tirol – inicia em 2016 a implantação do SAP HANA com a Pelissari Gestão e Tecnologia. A Pelissari é especializada em levar competividade e rentabilidade para diversos segmentos através de soluções SAP. Quer saber mais? Através do www.pelissari.com solicite o contato de um dos nossos Arquitetos de Valor para análise de viabilidade das possíveis reduções de custo e aumento de produtividade, tornando sua empresa mais competitiva. Seja também inovador.