Neg�cios

LABelectron nucleador passa a integrar o Instituto da Ind�stria da Fiesc

06/11/2017 13:20:00

Estrutura especializada no desenvolvimento de componentes eletr�nicos ampliar� aproxima��o com o setor industrial

LABelectron nucleador passa a integrar o Instituto da Indstria da Fiesc

O Laboratório-fábrica de desenvolvimento de projetos e manufatura de placas eletrônicas (LABelectron), passou a integrar o Instituto da Indústria, estrutura da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), localizada no Sapiens Park, no norte de Florianópolis.

O lançamento do segundo estágio e a assinatura do termo de cooperação que formaliza a transferência de sede aconteceu nesta segunda-feira (6/11), na ACATE Primavera, em evento com a presença do ministro Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com palestras sobre temas ligados sobre a lei da informática.

Fundado em 2002, numa iniciativa da Fundação CERTI, o LABelectron Nucleador tem a proposta de produção em pequenas séries, com flexibilidade e customização, atendendo diretamente às necessidades das pequenas e médias empresas.

A primeira fase foi desenvolvida entre 2007 e 2011. Já a segunda, será realizada em parceria com o SENAI/SC, entidade da FIESC, por meio do Instituto de Inovação em Sistemas Embarcados.

Nesta segunda etapa, o projeto conta com investimentos de aproximadamente R$ 13 milhões para execução até o final de 2018.

Com coordenação da Secretaria de Política de Informática (SEPIN) do MCTIC, a nova fase será financiada pelo Programa Prioritário HardwareBR, da Lei de Informática.

Para o diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, o objetivo é contribuir cada vez mais com os diversos setores na chamada indústria 4.0.

“A proposta é que o Instituto da Indústria seja um habitat da Inovação. Lá já temos o Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados, o Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde e agora também o LABelectron”, diz.

Desde sua implementação, o LABelectron já atendeu cerca de 130 empresas, atingindo a marca de 68 milhões de componentes montados em mais de 340 mil placas eletrônicas.