A��es do Dia C mobilizam cooperativas do Sistema CECRED

11/08/2016 16:00:00


Durante o mês de julho, as cooperativas do Sistema CECRED (Cooperativa Central de Crédito Urbano) realizaram diversos eventos de educação financeira em cidades de Santa Catarina e Paraná, levando orientação a mais de cinco mil pessoas.

As ações integraram a agenda do Dia C (Dia de Cooperar), proposto pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre o cooperativismo e o desenvolvimento sustentável.

Os eventos foram realizados em ruas, praças, supermercados e outros espaços públicos e contaram com a participação dos colaboradores das cooperativas filiadas, que atuaram voluntariamente.

Eles falaram sobre planejamento financeiro, orçamento e poupança, distribuíram folhetos e brindes e deram orientações à comunidade. Em algumas cidades, as ações envolveram serviços sociais, como corte de cabelo, prevenção à saúde e recreação infantil.

Resumo das ações

Acredicoop: a Cooperativa sediada em Joinville ocupou um estande na Festa do Senhor Bom Jesus de Araquari, no primeiro fim de semana de agosto,  onde realizou orientação financeira, palestras, distribuição de brindes e ações sociais, mobilizando mais de 400 pessoas. Devido ao sucesso da ação, a Acredicoop planeja realizá-la anualmente no mesmo evento.

CredCrea: em Florianópolis, mais de 500 pessoas foram impactadas pelas ações da Cooperativa no trapiche da Beira-mar Norte, no último fim de semana de julho. O evento teve aulas de zumba e Tai-chi-chuan, aferição de pressão arterial, consultoria financeira e avaliação 360° do estilo de vida. Para as crianças, leitura de histórias e brincadeiras. A CredCrea promoveu no local, ainda, uma campanha de doação de roupas, que serão entregues a instituições filantrópicas.

Rodocrédito: as ações de educação financeira foram realizadas em frente ao Posto de Atendimento de Francisco Beltrão/PR, onde a Cooperativa tem sua sede. Participaram 12 voluntários, que abordaram mais de 170 pessoas. Além do objetivo principal de promover a consciência sobre o tema, a ação foi uma oportunidade de aproximar a comunidade da Rodocrédito.

Credifoz: em um evento na Praça das Figueiras, em Camboriú, a Cooperativa levou informação e alguns serviços de utilidade pública (saúde, corte de cabelo e recreação infantil) a cerca de 500 pessoas no mês de julho. A Cooperativa contou com a participação de 11 colaboradores voluntários e manifestou a intenção de replicar o evento para outras regiões onde atua.

Viacredi: uma ação foi realizada em julho, no Bairro Fortaleza/Tribess, em Blumenau, envolvendo cerca de 100 participantes da Feira de Oportunidades, que a Cooperativa promove de forma itinerante, no Vale do Itajaí. Outras duas ações serão realizadas nas edições da Feira que ocorrem em Indaial (26 a 28 de agosto, no Parque Ribeirão das Pedras) e Blumenau (24 a 26 de setembro, no Ginásio de Esportes da Uniasselvi, no Bairro Salto do Norte).

Viacredi Alto Vale: a Cooperativa promoveu uma rodada de eventos de orientação financeira em julho nos municípios de Presidente Getúlio, Ibirama, Lontras, Ituporanga, Trombudo Central, Pouso Redondo e Rio do Sul. Foram abordadas mais de 2.800 pessoas com a distribuição de materiais e dicas sobre educação financeira. A ação contou com a participação de 90 voluntários.

Cecrisacred: as ações ocorreram em Criciúma, Tubarão e Içara, com a mobilização de 25 colaboradores voluntários e a sensibilização de 850 pessoas, entre cooperados e comunidade.






Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda