Negocios

Mindset: nosso modelo mental dita nosso sucesso ou fracasso

25/09/2017 10:00:00

Artigo do Idecoh � Instituto de Desenvolvimento da Consci�ncia Organizacional e Humana

Mindset: nosso modelo mental dita nosso sucesso ou fracasso

Conteúdo oferecido pelo Idecoh – Instituto de Desenvolvimento da Consciência Organizacional e Humana

www.idecoh.com.br

Estamos utilizando nosso potencial, seja no trabalho, na vida pessoal, na organização? Estamos dando o nosso melhor? O nosso resultado está representando este melhor?

Nestes cenários de incerteza e mudanças aceleradas muitas pessoas tem escolhido o caminho da vitimização, culpa ou inocência (não sou responsável por isso) vivenciam profundas crises. Cada um significa com forme seu modelo mental ou Mindset.  Quem escolhe assumir a responsabilidade e fazer a diferença em sua vida e nos meios que estão inseridos, faz do limão a limonada e por estar aberto as mudanças encontra os caminhos e oportunidades presentes nas crises, mudanças e transformações.

 A forma de olhar e a escolha de como vivenciar os desafios, depende do nosso  Mindset  que irá definir quais as crenças que estão modelando o como estaremos funcionando no momento e quanto conseguiremos estar abertos para superar e passar pela situação. Neste sentido as crises são oportunidades de revisão e de mudança, mas isso depende da vontade e disposição para enfrentar e mudar o que deve ser mudado.  

A psicóloga Carol Dweck, da Universidade de Stanford, passou anos estudando como as pessoas pensam e o que e como fazem para alcançar o sucesso. Ela explica porque o sucesso não depende apenas de nossas habilidades ou talento e sim de como nós enfrentamos as situações da vida e de como isso depende da atitude mental, que definiu como sendo a fixa e de crescimento. Dweck acredita que possuir uma atitude mental de crescimento pode nos fazer pessoas mais felizes e capazes de controlar nossas próprias vidas, alcançando o sucesso. Escolher entre essas duas atitudes mentais pode fazer toda a diferença. As Atitudes mentais vão ajudar a encontrar as ferramentas para alcançar seus objetivos e atingir o sucesso em todas as áreas da sua vida, mudando seu cérebro para melhor.

 

 “Não tenho nada de especial, apenas insisto mais
em um problema do que a maioria das pessoas.”
Albert Einstein

 

Albert Einstein até a idade de três anos, não falou uma única palavra. Aos nove, tinha ainda tantas dificuldades de se expressar que seus pais temeram que pudesse ser retardado mental.

Os Mindsets que adotamos são muito importantes para nossa carreira e para os bons resultados que desejamos.

Mindset fixo: Ele interpreta nosso modo de ver a realidade como fixa, com características inatas, se você é inteligente ótimo, não precisa fazer mais nada, se não é, azar o seu, pois interpreta que estas características não precisam ou não podem ser mudadas. Famosa zona de conforto. Quem está funcionando no mindset fixo busca sempre querem parecer inteligentes a todo custo.

Mindset de crescimento: Olha para a vida como um mundo em desenvolvimento, onde sempre poderemos melhorar mediante o esforço e a abertura para aprender, somos eternos aprendizes. Esse modelo enxerga o ser humano em evolução, como potenciais a serem desenvolvidos.  Preocupa-se em aprender ao invés que provar que é inteligente.

Nosso grande adversário seja na carreira, na organização ou no mercado de trabalho, não estão fora, estão dentro de você. Esses adversários internos, se alimentam dos modelos mentais limitantes e negativos, matando sonhos e destruindo projetos de vida.

Nas organizações o Mindset é definido pela cultura organizacional. Culturas de mindset fixo são geralmente tóxicas, funcionam com muito julgamento entre seus membros, gerando falta de engajamento, cooperação, inovação e disposição para aprender. Onde o espirito de equipe e o aprendizado fica comprometido, o que no longo prazo, acabará comprometendo a sustentabilidade da organização.

Empresas de Mindset de crescimento conseguem abertura para melhorar continuamente, difusão dos conhecimentos, colaboração.

Olhe como são as relações estabelecidas em seu ambiente de trabalho e saberá que mindset está operando em sua organização.

Todos nos oscilamos entre momentos ou situações de mindset fixo ou de crescimento. Levar em consideração o conceito pode nos auxiliar se nossas decisões estão sendo tomadas com base em que modelo mental. Esta percepção ajudará a perceber para onde estamos nos dirigindo no futuro.

Boas escolhas e reflexões.

 

CURSO EM BLUMENAU

No coaching estimulamos o desenvolvimento do Mindset.
Próximo curso em 
Blumenau
1º Módulo – 25 a 28 de Outubro de 2017
2º Módulo – 22 a 25 de Novembro de 2017

Saiba mais os cursos do IDECOH em www.idecoh.com

 

 

 





Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda