Apex Ensino

Fluxo de caixa: conhecimento possibilita gest�o eficiente

04/05/2017 10:40:00

Movimenta��o financeira de toda empresa � chamada fluxo de caixa, artigo explica de forma eficiente o processo

Fluxo de caixa: conhecimento possibilita gesto eficiente
Curso Gest�o da Tesouraria: Gest�o eficiente de fluxo de caixa evita preju�zos. (Foto:Divulga��o)

Você sabe dizer se vai faltar ou se vai sobrar dinheiro na sua empresa neste mês ou nesta semana? Este controle sobre o que entra e o que sai do caixa é o que chamamos de Fluxo de Caixa.

Para que a sua empresa faça uma gestão eficiente do fluxo de caixa são necessários alguns cuidados, que vamos mostrar para você aqui neste artigo.

A movimentação financeira de toda empresa – o que entra e o que sai da conta bancária – acontece em prazos diferentes. Vamos explicar de forma simples para que você entenda.

Sua empresa vendeu R$60 mil neste mês, mas as vendas ocorreram de forma parcelada, e metade do valor entrará no caixa daqui a 30 dias e a outra metade somente daqui a 60 dias. Porém, o aluguel, a conta do telefone, e a conta de luz vencem nos próximos 15 dias, e você precisa pagar estas contas e também seus funcionários (se os tiver) e seus fornecedores, antes de receber dos seus clientes.

Para resolver este problema você pode realizar vendas à vista para novos clientes (uma ótima saída!), ou então recorrer a empréstimos bancários ou ainda pagar multa por atraso nos pagamentos. Porém, empréstimos nem sempre são a melhor saída, e pagar multas é o mesmo que jogar dinheiro no lixo.

Então, seu problema pode ser resolvido com uma boa gestão do fluxo de caixa!

O fluxo de caixa é uma ferramenta de apoio, que precisa ser alimentada diariamente para que todas as informações estejam atualizadas e permaneçam sob controle.

Com uma gestão eficiente do fluxo de caixa você saberá poupar os valores que entrarem no caixa hoje, para serem utilizados no pagamento das contas de amanhã e assim terá um fluxo suficiente para manter suas entradas e saídas controladas.

É através do fluxo de caixa que você poderá enxergar a movimentação financeira real da sua empresa ao longo do tempo, e terá em mãos os dados necessários para tomar decisões assertivas com relação ao dinheiro.

Algumas dicas para planejar o Fluxo de Caixa

disciplina é o maior segredo para manter a saúde do caixa da sua empresa. De nada adianta investir em boas ferramentas de fluxo de caixa ou ter a melhor planilha de Excel se você, ou sua equipe financeira, não tiver disciplina para registrar toda a movimentação financeira da empresa.

Então, a primeira dica para ter um fluxo de caixa eficiente é a disciplina. Estabeleça na agenda um horário para fazer este controle. A melhor opção é no final do dia, quando você poderá anotar tudo o que entrou e saiu da conta da empresa.

Outra dica é manter o controle sobre tudo o que a empresa tem a pagar aos seus fornecedores e todas as contas que sua empresa tem para receber dos seus clientes. Este é o grande ponto para saber o que virá pela frente. Crie um fluxo de caixa mensal e outro semestral ou anual, para poder “visualizar” e manter sob controle todas as entradas e saídas atuais e futuras. Este controle auxiliará inclusive no estabelecimento das metas para os próximos meses.

Saber o saldo total da empresa no exato momento em que for fazer o controle é outra dica essencial para ter eficiência no fluxo de caixa. Reúna todos os saldos das contas bancárias, cofre, caixa administrativo, enfim, todo dinheiro disponível na sua empresa. Estes números devem ser o ponto de partida para o controle do seu fluxo de caixa.

Ao colocar estas três dicas em prática você terá um controle mais assertivo das receitas e despesas da sua empresa e conseguirá atingir seu principal objetivo, que é dar lucro!

Sua chance de aprender ainda mais!

Se você deseja saber mais sobre Fluxo de Caixa venha aprender com um dos mais renomados profissionais de finanças do Brasil. No próximo dia 16 de maio, Júlio Diniz estará em Blumenau para ensinar a você a gestão ideal para fluxo de caixa da sua empresa.

O curso Gestão da Tesouraria é uma novidade que a Apex Ensino traz para Blumenau com exclusividade. Aproveite esta oportunidade e torne-se um especialista no assunto!

Saiba mais AQUI.







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda