Entidades

Representantes de secretarias estaduais discutem Plano de Desenvolvimento SC 2030

10/02/2017 12:33:00

Projeto ir� auxiliar a a��o governamental do Estado com suporte de indicadores, metas, objetivos e estrat�gias

Representantes de secretarias estaduais discutem Plano de Desenvolvimento SC 2030
Plano abordar� Desenvolvimento Econ�mico, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente e Gest�o P�blica (Foto: Divulga��o)

Construir uma visão de futuro de Santa Catarina e definir indicadores, metas e estratégias de ação estão entre os objetivos do Plano de Desenvolvimento de SC 2030 apresentado pela Secretaria de Planejamento, em Florianópolis.

O trabalho será elaborado no período de um ano por professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de forma participativa, envolvendo órgãos da administração pública direta e indireta e da sociedade civil, com apoio da Fapesc.

O documento tem como propósito agregar esforços e resultados alcançados, como também aumentar a sinergia e a efetividade dos programas já realizados e em andamento pelo governo estadual.

Será um instrumento que vai auxiliar a ação governamental em Santa Catarina no período de 2017 a 2030 com o suporte de indicadores, metas, objetivos e estratégias definidos em todas as áreas de atuação do Executivo. 

O plano será construído a partir das seguintes questões: onde estamos, aonde queremos chegar, como vamos chegar lá e quais instrumentos de governança vamos utilizar.

Abordará as dimensões Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente e Gestão Pública, além do recorte de oito mesorregiões – Grande Florianópolis, Litoral Norte, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Planalto Norte, Meio-Oeste e Oeste. 

A próxima etapa do trabalho é a realização de um workshop a fim de construir uma visão de futuro para Santa Catarina até 2030 que orientará o Plano de Desenvolvimento. 

Participaram da reunião representantes das secretarias de Estado do Planejamento, Administração, Fazenda, Saúde, Educação, Agricultura e Pesca, do Turismo, Cultura e Esporte, da Assistência Social, Trabalho e Habitação e Desenvolvimento Econômico Sustentável, além de Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Instituto Geral de Perícias, Detran, Casan, Celesc e Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis.