Previd�ncia

Como poupar para aproveitar melhor a aposentadoria

30/05/2016 12:54:00

Economizar 20% dos rendimentos durante a vida inteira pode ajudar a complementar a renda

Como poupar para aproveitar melhor a aposentadoria
Planejamento deve come�ar cedo e envolver toda a fam�lia (Foto: Divulga��o)

De acordo com dados do IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros está próxima dos 75 anos. São cerca de 17 anos a mais do que a idade média de aposentadoria, aos 58 anos.

Quem contribuiu a vida inteira para receber o teto do INSS, é provável que irá sentir a queda no padrão de vida, ao depender apenas da previdência social para sustento.

Para uma aposentadoria tranquila e segura, é preciso planejar desde cedo, conforme o professor da FGV e palestrante nas áreas de Finanças, Governança e Gestão, Andriei José Beber.

Ele ressalta que o ideal é economizar, no mínimo, 20% dos rendimentos a vida inteira, destinando essa poupança para quando chegar a hora de encerrar o trabalho:

“Caso esse montante não seja possível em alguns períodos, com os filhos todos na faculdade, por exemplo, recomenda-se guardar pelo menos 10% ao mês para esse fundo de aposentadoria, porém não esquecendo de compensar nos períodos seguintes.”

Andriei avisa que para atingir esse objetivo, a pessoa não vai necessariamente se privar de muito, basta organizar o orçamento doméstico e se planejar:

"Por exemplo: é preciso jantar fora toda sexta-feira? Não é possível celebrar a chegada do fim de semana como uma pizza em casa? Com certeza, você economizará um pouco com cada pequena ação. No final do mês, verá a diferença.”

Outra dica do professor para o sucesso desse processo é envolver a família inteira neste projeto de longo prazo. Faça-os entender que a economia para o futuro trará bons resultados a todos.

Coloque no papel quais são todas as suas despesas e da casa e veja onde é possível economizar e comece já a garantir a sua aposentadoria. 







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda