Universidade

Universidade de Joa�aba presta apoio cont�bil � empresas e popula��o

02/03/2017 11:40:00

Atendimentos gratuitos s�o realizados por professores e alunos do curso de Ci�ncias Cont�beis

Universidade de Joaaba presta apoio contbil  empresas e populao
Professora M�rcia Marcondes Diniz de Freitas, coordenadora do NAF na Unoesc. (Foto: Divulga��o)

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto internacional para a Educação Fiscal presente em diversos países da América Latina. No Brasil, o projeto acontece por meio da Receita Federal do Brasil, em cooperação com as universidades. Em Santa Catarina, a Unoesc foi a primeira instituição de ensino superior a aderir ao projeto.

No NAF da Unoesc Joaçaba os atendimentos gratuitos são realizados por professores e alunos do curso de Ciências Contábeis, esclarecendo dúvidas e prestando orientações quanto ao cadastro de imóveis rurais, regularização de obras, isenção de Imposto de Renda para portadores de doença grave, isenção de Imposto de Renda e IOF para compra de veículos, CPF, certidões negativas e a declaração do Imposto de Renda e Malha Fiscal.

— Qualquer pessoa que tenha dúvidas, ou necessite de auxílio, pode nos procurar na Unoesc, campus 1, nas terças e quintas-feiras, das 13h30 às 15h30, ou pelo telefone 3551-2096 — informa a coordenadora do projeto, professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas.

A implantação de um piloto, em Joaçaba, foi conduzida, ainda em 2016, pelo delegado da Receita Federal do Brasil (RFB), Otto Maresch, o delegado adjunto, Mauro Batista Neto, e o coordenador regional do NAF pela RFB, Sérgio da Luz Reis, conjuntamente com a Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professora Jéssica Mota, e a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Ardinete Rover. Em 2017, será também implantado nos campi de Campos Novos e Chapecó, podendo ser também estendido a São Miguel do Oeste.

A Receita Federal do Brasil tem promovido cursos para capacitação dos envolvidos, e de forma conjunta Unoesc e RFB já estão estendendo o projeto para um trabalho de educação fiscal dentro das escolas. 

— Esta parceria do curso de Ciências Contábeis com o NAF proporciona a prática aos acadêmicos de Ciências Contábeis e ao mesmo tempo fortalece a relação da universidade com a comunidade, cumprindo um dos objetivos de universidade comunitária — explica a coordenadora do NAF.