Alunos da Udesc Ibirama ir�o disputar competi��o mundial de softwares

11/07/2018 11:00:00

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Alunos da Udesc Ibirama iro disputar competio mundial de softwares

Três alunos do Centro de Educação Superior do Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, participarão do Multi-Agent Programming Contest.

É uma competição internacional na área de desenvolvimento e programação de sistemas multiagentes, formados por softwares autônomos que cooperam entre si, cada um com sua especialidade.

Os alunos Giovanni Jakubiak de Albuquerque, Tiago Funk e Vilson de Deus Corrêa Júnior disputarão o evento em outubro por meio do projeto de pesquisa Oma-Vant, coordenado pelo professor Tiago Luiz Schmitz, do curso de Engenharia de Software.

Essa será a primeira participação da universidade na competição.

O foco do projeto é o desenvolvimento de softwares para a observação e a manutenção de áreas usando veículos aéreos não tripulados.

O objetivo é que esses veículos consigam, de forma autônoma, trazer informações do ambiente e interagir com ele.

Schmitz destaca que o Multi-Agent Programming Contest expandiu os horizontes do projeto, que agora trabalha com cooperação e coordenação de sistemas multiagentes:

"Os programas desenvolvidos para a competição tiram o papel do ser humano no planejamento das tarefas e criam novas técnicas dinâmicas de logística em diversos ambientes".

 

Torneio online

O Multi-Agent Programming Contest é realizado desde 2005 com um servidor localizado na Alemanha, no qual os participantes de diversos países, como Holanda, China, Estados Unidos e Brasil, conectam-se e batalham remotamente.

Os alunos bolsistas da Udesc Ibirama já estão desenvolvendo os programas que interagirão com o cenário da competição, baseado em cidades reais.

Essa competição é uma tentativa de estimular a pesquisa na área de desenvolvimento e programação de sistemas multiagentes.

O objetivo é otimizar os sistemas já existentes e identificar aspectos fracos e fortes.

O desempenho de um sistema será determinado em uma série de jogos na qual os programas competem entre si.

O mais eficiente será o que entregar mais trabalhos em um menor tempo.