Prefeitura de Joinville estabelece parceria do Smart Mobility com universidades

02/07/2018 12:00:00

Institui��es poder�o utilizar dados para pesquisa, desenvolvimento e inova��o

Prefeitura de Joinville estabelece parceria do Smart Mobility com universidades

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, estabeleceu parceria do Smart Mobility com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Isso significa que as universidades poderão consultar a base de dados da ferramenta para elaboração de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Danilo Conti, secretário da Sepud, destaca que "isto é um importante exemplo de cocriação de cidade, de cada segmento fazendo a sua parte. Criamos um big data de mobilidade e disponibilizamos para as entidades de ensino”,

O Smart Mobility visa aplicar dados e tecnologia à geração de inteligência em mobilidade, sendo composto por cinco fases:

  • Diagnóstico

  • Estimativa de demanda

  • Simulação

  • Intervenção

  • Monitoramento e acompanhamento

Desde setembro de 2017, a Secretaria vem armazenando dados de fluxo de veículos provenientes dos radares de velocidade, além de informações de engarrafamentos através de uma parceria com o Waze, aplicativo para smartphones que oferece informações sobre rotas aos usuários.

Estes dados são processados e cruzados com outras informações, como o SIMGeo (sistema de informações georreferenciadas do Município), OpenStreetMaps (repositório aberto de informações cartográficas) e números do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

Para Gabriel Francisco Medeiros Bogo, coordenador de Tecnologia da Secretaria, a aproximação do município com a universidade esboça um cenário otimista em relação à geração de inteligência em mobilidade.