Mineradoras de SC preveem atua��o por mais 200 anos

22/05/2018 12:30:00

Setor defende diversifica��o na produ��o de energia

Mineradoras de SC preveem atuao por mais 200 anos
M�rcio Jos� Cabral, diretor-executivo do Sindicato da Ind�stria de Extra��o de Carv�o do Estado de Santa Catarina

Por Ana Paula Dahlke
Redação Noticenter

 

Nos últimos anos a indústria de extração de carvão mineral passou por momentos difíceis, acompanhando o cenário econômico do país.

Márcio José Cabral, diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), disse ao Noticenter que o setor acompanhou o cenário econômico brasileiro mas vem se recuperando e hoje atua de forma estável:

“O Carvão Mineral voltou para os leilões de energia do Governo, inclusive já possui um projeto habilitado a participar do leilão que acontece ainda esse ano”. 

O setor atualmente gera mais de três mil empregos diretos.

Cabral adianta que o estado possui matéria prima para ser explorada por pelo menos mais 200 anos:

“Não existe preocupação com relação a outras formas de energia. O Brasil é país rico na sua variedade de possibilidades de formas de energia. O setor carbonífero defende uma matriz energética diversificada. É preciso que se tenha todos os tipos de energia, pois o país planeja o crescimento. As renováveis são uma opção, mas é preciso que se tenha também uma alternativa de energia firme e estável, que não dependa de sol, vento ou chuva, que a hora que precisar é só apertar um botão”.

 

EXISTEM SEIS CARBONÍFERAS DE SC

O estado atua hoje com seis empresas:

  • Rio Deserto

  • Metropolitana

  • Catarinense

  • Gabriella

  • Siderópolis

  • Belluno

As principais cidades que possuem atividade carbonífera são: Siderópolis, Treviso, Urussanga, Lauro Müller e Içara (extração) e em Criciúma ficam algumas das matrizes das empresas.

 

IMPACTO AMBIENTAL

Hoje, para se abrir uma mina é feito todo um estudo de impacto ambiental e social.

Todas as mineradoras associadas ao Siecesc possuem ISO14001, que diz respeito a gestão ambiental.

A tecnologia também auxilia na questão dos gases emitidos pelas termelétricas.

Criciúma possui o Centro Tecnológico da SATC, onde existe o Centro Tecnológico de Carvão Limpo (CTCL), que trabalha em duas frentes:

  • A primeira em acompanhamento das recuperações ambientais do passivo do passado, quando ainda não haviam normas para a exploração mineral.

  • A segunda é com relação a captura de CO2, onde pesquisadores de Criciúma, em parceria com o Departamento de Energia dos Estados Unidos estão criando uma planta de uma Termelétrica que não deixa o carbono ir para a atmosfera, ele fica preso em um material que é feito pela própria cinza do carvão.

 

TECNOLOGIA

O diretor-executivo argumenta que a tecnologia tem levado a indústria carbonífera a outro patamar, adequando-se a níveis de baixa emissão de carbono nas termelétricas:

“Todo o método de extração é úmido, fazendo com que as doenças de pulmão sejam abolidas da mineração. São ações de Saúde e Segurança que aliadas com a tecnologia fazem o processo se tornar mais eficiente e seguro”.







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda