Tr�s ind�strias t�xteis de SC participam de curso sobre Ind�stria 4.0

04/05/2018 14:00:00

Representantes da Altenburg, Karsten e Malwee ter�o aulas no RJ

Trs indstrias txteis de SC participam de curso sobre Indstria 4.0

Para atrair e incentivar empresários a ingressarem na Indústria 4.0, o SENAI CETIQT, do Rio de Janeiro, está promovendo uma pós-graduação em Master Business Innovation (MBI).

O curso vai reunir 45 empresários, executivos e representantes do setor têxtil e de confecção, em aulas presenciais e à distância que vão até outubro.

Três indústrias de Santa Catarina têm representantes no grupo:

  • Alterburg e Karsten, ambas de Blumenau

  • Malwee, de Jaraguá do Sul

Dario Lana, supervisor de projetos na Altenburg, destaca que o objetivo é aprimorar a gestão de processos gerando mais competitividade:

“Acredito que este MBI agregará ferramentas e conhecimentos que, quando aplicados à realidade da empresa têxtil, poderão transformar a forma como conduzimos nossos processos, gerando um grande diferencial competitivo em relação aos concorrentes, visto que hoje ainda são poucas as empresas onde a indústria 4.0 é realidade”.

Franciele Furlan, coordenadora de Engenharia de Produto e Processo na Karsten, lembrou da necessidade de automatizar algumas áreas da empresa:

“Temos um processo todo vertical, desde a fiação até a confecção, e é na confecção onde temos a maioria dos processos manuais. Minha expectativa é conhecer aqui oportunidades de automatizar alguns processos, se modernizar, mas sem virar escravo da robotização”.

Amilcar Marcelo Nagel, diretor industrial do grupo Malwee, também comenta sobre representar a empresa no curso:

“Sempre fomos pioneiros em inovação, mas agora é grande questão é como adaptar a necessidade do mercado à indústria, ou como podemos mudar o comportamento do consumidor. Neste MBI queremos aplicar o que há de novo à uma forma de produzir diferente, mais rápida, dentro da expectativa do cliente, com segurança. Esse é o principal ponto. Aqui vamos trabalhar em conjunto. O networking que encontramos nesse MBI é fantástico para a indústria têxtil”.

A intenção é que tenham contato com empreendedores reconhecidos em suas áreas para assimilar novos conceitos e trocar conhecimentos.

Eles vão trabalhar no desenvolvimento de projetos que podem ser implantados em ambientes industriais reais.

No total, serão 360 horas de capacitação com aulas, palestras e vídeo-aulas colaborativas.






Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda