INCORPORAÇÕES
Associados da Piá aprovam pré-acordo com a Tirol, com previsão de compra e venda da marca Piá e suas submarcas
08/06/2026 21:06:00
Negociação está alinhada à sua estratégia de crescimento sustentável da empresa catarinense de laticínios
A Lacticínios Tirol recebeu a confirmação que, em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda-feira, dia 08, os associados da Cooperativa Piá aprovaram pré-acordo com a Tirol, inserido em uma robusta estratégia empresarial e de continuidade dos negócios da cooperativa, que inclui, entre as medidas previstas, a venda da marca Piá e de suas submarcas.
A aprovação representa uma etapa importante dentro do processo de negociação, que ainda depende do cumprimento de fases e condições necessárias para a conclusão definitiva da operação.
Para a Tirol, a negociação está alinhada à sua estratégia de crescimento sustentável, sempre com respeito à tradição, à qualidade e à relevância regional da marca Piá.
A Tirol reforça que a operação está sendo conduzida com responsabilidade, transparência e observância às etapas legais e negociais aplicáveis, permanecendo comprometida com a segurança jurídica do processo e com a continuidade das tratativas até sua conclusão.
SOBRE A TIROL
- A Laticínios Tirol foi fundada em 26 de setembro de 1974 na cidade de Treze Tílias, localizada no meio-oeste de Santa Catarina, uma região fortemente marcada pela imigração austríaca. Idealizada pelo padre João Otto e por famílias produtoras locais, a empresa nasceu para aproveitar o potencial da bacia leiteira regional.
- Na década de 1990, a Tirol deu um salto expressivo de crescimento ao apostar na tecnologia do leite UHT (Longa Vida) em caixinha, que se tornou o principal carro-chefe da marca e abriu as portas para uma distribuição em massa em toda a Região Sul.
- Ao longo dos anos 2000, a marca consolidou sua liderança de mercado e expandiu sua atuação para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
- Esse crescimento levou à ampliação de sua planta matriz e, posteriormente, à inauguração de uma moderna unidade industrial em Ipiranga, no Paraná.
- Hoje, com um portfólio vasto que engloba leites, queijos, iogurtes, nata e doces, a Tirol figura como uma das maiores processadoras de leite do país, mantendo parcerias com milhares de famílias de produtores integrados.
SOBRE A COOPERATIVA PIÁ
- Fundada em 29 de outubro de 1967 na cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, a Cooperativa Agropecuária Petrópolis Ltda. — amplamente conhecida como Piá — nasceu com o propósito de unir pequenos produtores da agricultura familiar e fortalecer a bacia leiteira da Serra Gaúcha.
- A industrialização do leite começou oficialmente em 1972, seguida pela expansão dos negócios na mesma década com a abertura das redes Super Piá e Agro Piá, que diversificaram a atuação da marca na região.
- Entre as décadas de 2000 e 2010, a cooperativa viveu seu auge de mercado e inovação.
- Com a modernização de suas plantas industriais, a Piá consolidou um portfólio robusto liderado por suas famosas bebidas lácteas e iogurtes com pedaços de frutas reais, além de linhas funcionais e derivados como nata, requeijão e as tradicionais chimias coloniais.
Fácil - Softwares para gestão jurídica de escritórios de advocacia e empresas
IPM - Sistemas em cloud computing para a gestão pública
Cavallazzi - Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araújo Advocacia Empresarial
Exímio Soluções em TI - Soluções ideais para impulsionar seus negócios
Redel - Internet fibra ótica alta velocidade para Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí
Quick Soft compra RGBtec, amplia atuação e consolida grupo avaliado em R$ 400 milhões
Segunda aquisição em menos de 60 dias amplia base da companhia e reforça estratégia para a duplicata escritural
SC será um dos estados mais impactados pelo segundo tarifaço dos EUA, diz Fiesc
Estudo da Federação mostra que 54,5% da pauta exportadora do estado será afetada
Beauty Esthetic Show (BES) e Veste SC entram na contagem regressiva e revelam os destaques da edição 2026
Desfile com história da moda, Nails Fight e palestra de Juliana Goes são algumas das atrações confirmadas
Turismo de negócios impulsiona economia de SC e gera demanda por novos formatos de centros de convenções
The Forest Convention Center, em Camboriú, aposta em conceito que alia flexibilidade operacional com integração com a natureza













