SOLUÇÕES

Pioneira, WK desenvolve motor de cálculo inteligente da Reforma Tributária e disponibiliza para todo mercado

26/01/2026 10:00:00

Pioneira, WK desenvolve motor de cálculo inteligente da Reforma Tributária e disponibiliza para todo mercado

Com a entrada em vigor da Reforma Tributária no Brasil, a WK traz uma inovação inédita no mercado de tecnologia fiscal: o seu motor de cálculo inteligente.

A solução foi desenvolvida inicialmente para operar dentro do WK Radar — ERP da companhia —, que ganhou uma versão independente do ERP em uma plataforma SaaS acessível por qualquer empresa.

Ela promete transformar a forma como empresas de todos os portes devem enfrentar a transição ao IBS e à CBS, automatizando integralmente a lógica tributária da reforma e para facilitar as parametrizações manuais nos ERPs de mercado.

A tecnologia aplicada ao WK Radar dispensa qualquer tipo de setup, cadastros e serviços consultivos na preparação para o faturamento com os corretos cálculos de IBS e CBS.

O motor de cálculo embute todas as regras da Reforma Tributária e elimina riscos e custos neste processo inicial da Reforma Tributária. Isso garante continuidade operacional num dos períodos mais sensíveis das últimas décadas.

Para usuários do WK Radar, o acesso é imediato mediante atualização de versão, sem custo adicional e sem setup.

Para empresas que utilizam outros sistemas de gestão, a WK integrou este motor à uma plataforma SaaS para auditar e sanear o cadastro de produtos e serviços, facilitando assim o trabalho das empresas em seu processo de adaptação de seus ERPs para a Reforma Tributária.

De acordo com Márcio Tomelin, diretor de produto e mercado da WK, a abertura do motor de cálculo para qualquer sistema de gestão amplia o impacto da solução e democratiza o acesso à automação fiscal.

“Percebemos que a complexidade da Reforma Tributária exige respostas que vão além do nosso ecossistema. Por isso, disponibilizamos o motor de cálculo para realizar o saneamento e enriquecimento cadastral de outros sistemas, visto que estas etapas lá são todas manuais. Isso significa que empresas que utilizam outros ERPs também poderão acessar a mesma inteligência tributária para reduzir trabalho manual, riscos e custos da adaptação. Nosso papel é contribuir para que o mercado como um todo tenha uma transição estável, independentemente do software utilizado”, explica.

Embora 2026 seja um ano de adaptação, o impacto imediato recai sobre a emissão de documentos fiscais eletrônicos (DF-es).

As notas deixam de ser apenas declaratórias e passam a assumir caráter de confissão de dívida, possibilitando que o governo calcule diretamente o imposto a partir das informações presentes na NF-e e demais documentos.

Mesmo informativos nesta primeira fase, IBS e CBS deverão constar obrigatoriamente nos documentos para estar em conformidade fiscal e garantir a continuidade de direitos a créditos às empresas.

É justamente para evitar riscos que o motor de cálculo inteligente foi desenvolvido.

No WK Radar, ele já opera de forma totalmente automatizada realizando saneamento e enriquecimento cadastral de produtos e serviços além de realizar os corretos cálculos de IBS e CBS automaticamente nos DF-es respeitando todas as variáveis para obtenção da alíquota efetiva em cada item de nota, de acordo com cada orientação publicada pelo governo federal.

“O grande desafio das empresas neste momento é entender as novas regras, parametrizar e ajustar seus sistemas e garantir que a geração dos documentos fiscais aconteça de forma segura. O WK Radar traduz essas exigências técnicas e entrega tudo pronto, evitando que o cliente precise dominar a complexidade da Reforma. Nosso objetivo é assegurar que a operação não pare, com soluções ágeis e intuitivas que facilitem a gestão empresarial”, afirma Darlene Wilke, analista de negócios da WK.

Além da lógica tributária embarcada, o sistema inclui uma ferramenta de auditoria de cadastros de produtos e serviços, que automatiza o enriquecimento cadastral e identifica exatamente quais itens restam com pendências para uma análise individual.

"Em testes realizados em clientes com mais de 200 mil SKUs no ERP, o motor de cálculo saneou e enriqueceu automaticamente mais de 94% dos itens” , completa Darlene.

Isso reduz riscos de rejeição de notas e fortalece a qualidade da base fiscal — problema recorrente entre empresas que dependem de parametrizações manuais em outros ERPs. 

A plataforma de saneamento e enriquecimento cadastral criada pela WK visa atender empresas de todos os portes e segmentos e também escritórios contábeis com grandes volumes de CNPJs e itens a serem processados.

“Para quem usa o WK Radar, basta atualizar o ERP para ter tudo pronto. Mas, mesmo quem está em outros sistemas, poderá utilizar nossa plataforma SaaS com o motor de cálculo para aproveitar todos estes benefícios. Toda a complexidade está automatizada”, acrescenta Tomelin.

Com o novo motor de cálculo inteligente — agora ampliado para ser utilizado por empresas que operam qualquer ERP — a WK apoia o empresário frente a um dos maiores desafios da Reforma Tributária: garantir que o faturamento continue funcional desde o início da transição.

A solução protege operações, reduz riscos e coloca a tecnologia no centro da segurança fiscal das organizações.