EMPREENDIMENTOS

Imbituba ganha novo bairro planejado com a entrega de grandes empreendimentos

05/01/2026 15:00:00

Imbituba ganha novo bairro planejado com a entrega de grandes empreendimentos

Imbituba vive um novo momento de desenvolvimento urbano com a entrega do loteamento Reserva do Lago, localizado no bairro Araçatuba, em Imbituba.

O empreendimento, da Costa Sul Urbanismo, foi concluído com 100% da infraestrutura implantada e apresentado à comunidade em um evento que reuniu clientes, moradores e representantes locais, marcando o início de uma nova fase para o bairro e reforçando o compromisso da empresa com o urbanismo planejado, a sustentabilidade e a qualidade de vida.

O evento contou com uma programação cultural especial que integrou arte, natureza e urbanismo, reforçando o conceito de bairro vivo e conectado à comunidade.

O mural coletivo localizado na praça central recebeu intervenções ao vivo de artistas convidados, cujas obras passam a compor a identidade visual do bairro.

Entre eles, o artista Caio Bless, que vive e atua na região de Garopaba e Imbituba, trouxe uma linguagem gestual inspirada na fauna, na flora e nos movimentos da paisagem local, criando composições orgânicas que dialogam diretamente com o ambiente.

A artista plástica Deise Linhares contribuiu com uma obra marcada pela sensibilidade e pela mistura entre figurativo e abstrato, explorando a relação entre o ser humano, a natureza e a memória, com uma estética vibrante e carregada de simbolismo.

Já o artista Fábio Panone Lopes levou ao mural sua experiência de mais de 25 anos no graffiti e sua trajetória internacional, com traçados marcantes que unem arquitetura e cores intensas, reforçando a mensagem de proteção ambiental e conexão com o planeta.

Concebido como um loteamento aberto, acessível e integrado à cidade, o Reserva do Lago foi lançado em 2023 e rapidamente se consolidou como um dos projetos urbanísticos mais relevantes da região Sul de Santa Catarina.

Ao todo, são 474 lotes, com terrenos a partir de 300 metros quadrados e valor geral de vendas superior a 80 milhões de reais.

O desempenho comercial foi histórico: o lançamento alcançou 40 milhões de reais em vendas nas primeiras 24 horas e todas as unidades foram comercializadas em menos de um ano, evidenciando a forte demanda do mercado imobiliário regional.

Inserido em uma região estratégica, o Reserva do Lago acompanha o crescimento acelerado de Imbituba e Garopaba, hoje reconhecidas como polos de investimento imobiliário.

A proximidade com Florianópolis, o fácil acesso à Serra Catarinense e ao Rio Grande do Sul, a presença do terminal portuário e a ampla oferta de serviços, comércio, escolas e gastronomia contribuem para a valorização da região.

Soma-se a isso o forte apelo turístico, com praias, dunas, lagoas, cachoeiras e a inserção na Rota da Baleia Franca, único berçário da espécie no Brasil, que atrai visitantes de julho a novembro e fortalece a economia local.

O projeto urbanístico do Reserva do Lago foi desenvolvido com foco em sustentabilidade e integração com o meio ambiente.

Toda a infraestrutura já está entregue e em operação, incluindo sistema de drenagem em tubulação de concreto, rede de água tratada, rede de esgoto seca aguardando operação pela SAMAE, pavimentação em paver intertravado, sistema de eletrificação e iluminação pública em LED, rampas de acessibilidade e arborização viária com espécies nativas e frutíferas da Mata Atlântica.

O plano de arborização é definitivo e faz parte do projeto aprovado, tendo como objetivos melhorar o microclima, aumentar a permeabilidade do solo, estimular a biodiversidade e promover a consciência ambiental entre os futuros moradores.

As áreas de convivência são um dos principais diferenciais do empreendimento.

Todas as praças, parques e espaços verdes foram concebidos como áreas públicas e serão oficialmente doados à comunidade, ampliando os espaços coletivos da cidade.

Para a Costa Sul Urbanismo, empresa com 15 anos de atuação no desenvolvimento de loteamentos residenciais e comerciais em Santa Catarina e integrante do Grupo Lumis, presente no Estado há 37 anos, o Reserva do Lago representa mais do que a entrega de um empreendimento.

Mais do que entregar lotes, a empresa reforça uma visão de futuro baseada em cidades mais humanas, vivas e acolhedoras, onde planejamento urbano, sustentabilidade e cultura caminham juntos.





Paraguai amplia regime de maquila e inclui serviços de valor agregado

A nova legislação beneficia empresas brasileiras interessadas em produzir em solo paraguaio




Incorporadoras de Balneário Camboriú apostam em IA para acelerar vendas e preparar novo lançamento

R21 e A10 somam R$ 1 bilhão em VGV e trazem Rafael Galdino para treinamento prático de Inteligência Artificial voltado ao mercado imobiliário



Custo médio de vida do catarinense é de R$4.180 por mês, revela Serasa

Santa Catarina é o quarto estado com o maior custo de vida