TECNOLOGIA

VanellusRad desenvolve tecnologia pioneira para medição de radiação e leva inovação catarinense a hospitais de referência

14/11/2025 17:00:00

VanellusRad desenvolve tecnologia pioneira para medição de radiação e leva inovação catarinense a hospitais de referência

Após sete anos de pesquisa e desenvolvimento, a VanellusRad, startup associada à ACATE, lança o primeiro dosímetro eletrônico de radiação ionizante produzido no país.

Trata-se de um dispositivo capaz de monitorar, em tempo real, a exposição de profissionais da saúde e da indústria, oferecendo mais segurança e precisão no controle de riscos.

O produto já está em uso em instituições de referência, como o Hospital Sírio-Libanês (SP), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) e o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), além de laboratórios e centros de pesquisa como o IFSC e o IPEM, em São Paulo.

A ideia da VanellusRad surgiu em 2018, quando o fundador, João Pedro Abal, percebeu uma oportunidade de desenvolver no Brasil uma tecnologia que, até então, era importada.

A partir daí, a startup iniciou uma jornada de pesquisa e validação que resultou em duas patentes, investimento anjo e apoio da Embrapii e do Senai, o que elevou o produto ao nível de maturidade necessário para chegar ao mercado.

O diferencial da solução está na sua capacidade de monitoramento em tempo real.

Diferente do dosímetro TLD, que pode levar semanas para gerar relatórios, o dosímetro eletrônico da Vanellus Rad realiza leituras instantâneas e envia as informações de forma criptografada para a nuvem, permitindo o acompanhamento imediato da dose de radiação.

Isso representa um avanço significativo na segurança ocupacional — o que a startup define como proteção radiológica 4.0.

Além do lançamento comercial, 2025 marcou a seleção da VanellusRad entre as três startups escolhidas para o Programa Oasis, do FIT Instituto de Tecnologia, em Sorocaba (SP), voltado a empresas em estágio avançado de tração.

O projeto foca no desenvolvimento de uma versão ainda mais robusta do dispositivo, direcionada ao setor industrial.

Outro passo estratégico da empresa foi a aprovação no Programa de Incentivo à Inovação (PII) da Prefeitura de Florianópolis, que apoia projetos tecnológicos por meio de renúncia fiscal de ISS e IPTU de empresas incentivadoras.

A conexão com o programa aconteceu por meio do Arranjo Promotor de Inovação da ACATE, que atua como ponte entre empreendedores e oportunidades do ecossistema da capital catarinense.

Para a ACATE, o sucesso da VanellusRad reflete o amadurecimento do ecossistema catarinense.

Com uma rede de mais de 1.900 empresas e programas que apoiam todas as fases da jornada empreendedora, a Associação impulsiona startups que transformam ideias em soluções de impacto para o mercado e para a sociedade.

João, participante da Vertical Saúde da Associação, grupo composto por mais de 100 empresas de tecnologia que atuam no desenvolvimento e comercialização de soluções para o segmento, comentou:

“A gente só descobriu o Programa de Incentivo à Inovação por meio da ACATE. A rede foi essencial para entender como funcionava e para conseguir acessar o recurso”.