TECNOLOGIA

Meninas na Tecnologia premia melhores projetos e incentiva protagonismo feminino na ciência e inovação

31/10/2025 16:30:00

Meninas na Tecnologia premia melhores projetos e incentiva protagonismo feminino na ciência e inovação

Os jovens talentos da ciência e da inovação foram os grandes destaques da final do projeto Meninas na Tecnologia 2025, realizada ontem à noite (30/10), no Ágora UNI, em Joinville.

A iniciativa da UFSC Joinville, com patrocínio da Tupy e da Nidec ACIM, reconheceu os melhores projetos desenvolvidos por alunas e professores do ensino fundamental e médio, celebrando o potencial transformador da educação e o protagonismo feminino nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

Criado em 2022, o projeto é desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Espaço de Ciência e Tecnologia (ECT), e conta ainda com apoio do CNPq e da Rede Curie.

Nesta edição, 131 grupos de 19 cidades dos estados de Santa Catarina, Pará e Piauí participaram das atividades, que envolveram capacitações em programação, eletrônica, empreendedorismo e robótica educacional, além do desenvolvimento de projetos práticos e jogos eletrônicos.

Cada equipe foi composta por três alunas e um professor orientador.

Nesta edição, a proposta foi desenvolver um jogo nas plataformas Arduino ou Scratch, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do programa.

As equipes criaram projetos diversos, com foco em conscientização ambiental, acessibilidade, estímulo ao desenvolvimento cognitivo e motor, além de fins educacionais.

Após as etapas eliminatórias, dez grupos finalistas apresentaram seus trabalhos em formato de pitch, destacando soluções criativas e inovadoras desenvolvidas pelas participantes.

EMPRESAS PARCEIRAS QUE INSPIRAM E TRANSFORMAM 

A Tupy é patrocinadora do projeto há quatro anos e, desde a primeira edição, tem contribuído para fortalecer a presença feminina nas áreas de ciência e tecnologia.

Neste ano, o projeto passou a contar também com o patrocínio da Nidec ACIM, ampliando o impacto da iniciativa e reforçando o compromisso das duas companhias com a diversidade, a educação e o futuro da inovação.

Além do apoio financeiro, as empresas também se envolveram diretamente na formação das participantes.

Colaboradoras da Tupy atuaram como mentoras na preparação dos grupos finalistas e uma representante da Companhia integrou a banca avaliadora.

Já as estudantes tiveram a oportunidade de visitar os laboratórios e a fábrica da Nidec ACIM, conhecendo de perto o ambiente de inovação industrial e o desenvolvimento de tecnologias aplicadas globalmente.

RECONHECIMENTO E PRÊMIOS 

As equipes vencedoras foram premiadas com o apoio da Tupy, que viabilizou notebooks, Kindles, Echo Dots e kits Arduino para as escolas representadas pelos grupos campeões.

Os projetos foram avaliados com base em critérios técnicos e criativos, considerando as notas obtidas nas fases de capacitação, mostra técnica e apresentação final.

Ensino Fundamental
1º lugar – TecMind – Colégio Católica Machado de Assis – Joinville
2º lugar – Tecnoghost – EM Professora Laura Andrade – Joinville
3º lugar – Girls Tech – EEB Marli Maria de Souza – Joinville

Ensino Médio
1º lugar – AureaTech – EEB Paulo Medeiros – Joinville
2º lugar – TechnoStars – EEB Marli Maria de Souza – Joinville
3º lugar – Neuratech – Colégio Católica Machado de Assis – Joinville

TRANSFORMAÇÃO PELA EDUCAÇÃO 

Meninas na Tecnologia está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente ao ODS 5 – Igualdade de Gênero, que busca alcançar a equidade entre homens e mulheres e empoderar meninas em todo o mundo.

Desde sua criação, o projeto vem inspirando centenas de meninas a explorar o universo da tecnologia de forma prática e criativa, aproximando a escola, a universidade e a indústria em uma jornada conjunta de aprendizado e transformação social.

Sayonara Moreira, Gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Tupy, afirma:

“A Tupy acredita que investir em educação e incentivar meninas nas áreas de tecnologia é promover diversidade e inovação”.

“Projetos como o Meninas na Tecnologia reforçam nosso compromisso com o futuro e com o desenvolvimento das comunidades em que atuamos”.

Letícia Jensen, gerente de Comunicação, Investimento Social e Diversidade da Nidec ACIM, destaca:

“Na Nidec ACIM temos como meta alcançar 25% de mulheres em cargos executivos até 2030”.

“Apoiar um projeto como o Meninas na Tecnologia, que atua diretamente na base, é uma forma concreta de contribuir para a formação de novas gerações de mulheres na ciência e na inovação”.