EMPRESAS
IPEL amplia equipe executiva e fortalece modelo de gestão estratégica
16/07/2025 10:30:00

A IPEL, indústria catarinense de papel tissue com sede em Indaial, anunciou recentemente a chegada de novos nomes para sua equipe executiva.
Marcio Luiz Guse assumiu a Diretoria Financeira, Maicon Spada passou a comandar a área de Supply Chain e Logística, e Taís Brenner Oesterreich lidera agora o projeto Gente e Cultura IPEL, voltado à gestão de pessoas e cultura organizacional.
Fundada por dois sócios e com raízes familiares, a IPEL vem transformando seu modelo de gestão para dar sustentação à expansão, com foco na inovação e na excelência operacional.
Em janeiro deste ano, Flávio Leme — profissional com ampla experiência no mercado de tissue — somou-se à equipe executiva na diretoria comercial da IPEL, inicialmente com foco no segmento professional.
A chegada do executivo reforçou a estratégia da empresa de ampliar sua presença no mercado e atender de forma ainda mais direcionada os diferentes perfis de clientes.
Marcio Luiz Guse, que traz na bagagem uma trajetória consolidada com mais de 25 anos de experiência nas áreas financeira, contábil e de controladoria, com passagens por grandes empresas como Dudalina, Restoque, Haco Etiquetas e Fortbras, afirma:
“Entendo que posso contribuir para o crescimento sustentável da IPEL, através da aplicação da minha experiência com foco no resultado, buscando identificar oportunidades de otimização e inovação, mas sempre olhando para os nossos clientes e o mercado”.
“O que me motivou a aceitar o desafio foi a oportunidade de contribuir com este projeto porque acredito que, com foco, trabalho em equipe e inovação, vamos construir alicerces para esta nova jornada de crescimento da IPEL”.
Na cadeia de suprimentos, Maicon Spada quer integrar eficiência, visão estratégica e experiência do cliente:
“Meu foco estará na criação de uma estrutura de atendimento eficiente, capaz de acompanhar a agilidade do time comercial e garantir que essa velocidade se reflita no serviço prestado ao cliente final”.
"Mais do que atender, precisamos aplicar genuinamente a visão do cliente no dia a dia da operação”.
Segundo ele, o dinamismo e a capacidade de adaptação da IPEL foram pontos decisivos para aceitar o convite:
“As expectativas já estão bem definidas em um plano estratégico ambicioso, que tem como meta tornar a empresa referência em nível de serviço ao cliente”.
"Nosso grande desafio agora é transformar esse plano em execução concreta, com foco, consistência e resultados”.
Na área de gestão de pessoas, Taís Brenner Oesterreich chega com a missão de impulsionar a cultura organizacional e preparar a empresa para o futuro do trabalho. Taís também soma mais de 25 anos de experiência em gestão de pessoas e é reconhecida por sua atuação na construção de culturas organizacionais sólidas e práticas modernas de desenvolvimento humano:
“Minha prioridade neste início é construir pontes sólidas entre pessoas, processos e o propósito da empresa”.
"Na IPEL, isso significa atuar diretamente sobre a cultura organizacional, estimulando o protagonismo das lideranças e a coesão das equipes”.
"A realidade atual da empresa, de transformação em seu modelo de negócios, exige uma abordagem moderna e ao mesmo tempo respeitosa com sua história”.
“Minha trajetória é marcada por transformar estruturas tradicionais de gestão de pessoas em sistemas estratégicos de alto impacto”.
"Na IPEL, esse conhecimento é aplicado por meio de uma abordagem integrada: estamos estruturando políticas e práticas que alinham cultura organizacional, desenvolvimento de lideranças e gestão por performance — sempre com foco no futuro do trabalho e nas exigências de um mercado em rápida transformação”.
Para o CEO da IPEL, Luciano de Liz Barboza, a chegada dos novos executivos representa um movimento importante na consolidação do modelo de gestão da companhia:
“A IPEL tem orgulho da sua história e da cultura que construiu ao longo das últimas quatro décadas”.
"Agora, ao reforçarmos nosso time com profissionais experientes e alinhados ao nosso propósito, damos mais um passo rumo à profissionalização da gestão, com foco em sustentabilidade, inovação e protagonismo no mercado”.
Endeavor - Organização de apoio a empreendedores de alto impacto
Fácil - Softwares para gestão jurídica de escritórios de advocacia e empresas
Weko - Equipamentos e soluções para impressão digital
CDL Blumenau - Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau
Fundação Fritz Müller - Hub de conhecimento