NÁUTICA
Com foco internacional, Marina Itajaí Boat Show abre as portas e reforça SC como potência náutica do Brasil
04/07/2025 15:30:00

O Marina Itajaí Boat Show começou oficialmente na tarde de ontem (3), com a presença de autoridades, expositores, convidados e imprensa, e segue até domingo (6) na Marina Itajaí.
O evento reúne mais de 60 embarcações entre iates, lanchas, veleiros e jatos, e deve atrair mais de 20 mil visitantes.
Muito além da exposição de barcos, a programação oferece atrações para todos os públicos, como passeio gratuito em barco solar, desfile de moda, exposição da maquete do primeiro barco brasileiro movido a hidrogênio verde com produção de combustível a bordo, além de áreas gastronômicas e experiências que aproximam o público do estilo de vida náutico.
Com programação até domingo, o Marina Itajaí Boat Show segue como vitrine para negócios e experiências.
Além de embarques de diversos modelos e estilos, o público encontra atrações para todas as idades e perfis, como o desfile de moda que vai ser realizado no sábado, às 16h.
O presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, um dos principais nomes da indústria náutica brasileira, destacou durante a cerimônia a importância de Santa Catarina no cenário internacional e a meta de posicionar o Marina Itajaí Boat Show como um evento de projeção global:
“Hoje, metade dos barcos produzidos no Brasil são catarinenses. Em eventos internacionais, sete em cada dez estaleiros presentes são de Santa Catarina, lado a lado com as maiores marcas do mundo, e não é por preço, mas por qualidade, design e tecnologia”.
"Santa Catarina virou um exemplo de sucesso, com governo e setor privado oferecido juntos”.
"Nosso sonho é transformar o Marina Itajaí Boat Show em um evento de referência internacional, como o Mônaco Yacht Show”.
"Ao mesmo tempo, queremos atrair milhares de visitantes da América do Sul nos próximos anos”.
"Isso mostra como a indústria náutica gera empregos e movimenta a economia, com a união do setor público e privado”.
Representando a governadora do Estado, a secretária de Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif, reforçando o papel de Itajaí no desenvolvimento turístico catarinense e no segmento náutico:
“É uma grande alegria representar o Governo do Estado em um evento que nos enche de orgulho”.
"Itajaí tem um papel fundamental no turismo catarinense e, especialmente, no segmento náutico, que cresce a cada ano”.
"O Marina Itajaí Boat Show é motivo de orgulho para o estado e simboliza o protagonismo que a cidade conquistada”.
"Eventos como este colocam Santa Catarina em evidência no cenário nacional e mostram a força do nosso litoral, que tem vocação natural para esse segmento”.
"Além disso, como esta passar a robustez a sazonalidade, atraindo visitantes em todas as épocas do ano e movimentando a economia regional de forma sustentável”.
O prefeito de Itajaí, Robison Coelho, ressaltou como o setor náutico mudou a rota econômica da cidade:
“Itajaí vive um momento muito importante. Antes, nossa cidade estava de costas para o rio e para o mar”.
"Hoje, virou de frente, investiu nesse potencial e se tornou uma referência nacional na indústria náutica”.
"Eventos como o Marina Itajaí Boat Show mostram a força desse setor, que gera emprego, renda e desenvolvimento”.
"Cada negócio perto aqui representa mais recursos para a cidade. Recentemente, anunciamos o maior investimento da história de Itajaí em infraestrutura e mobilidade, um projeto de R$ 1 bilhão que vai investir ainda mais a economia local”.
O secretário de Turismo de Itajaí, Ronaldo Jansson Júnior, também destacou o papel do evento na construção do destino turístico da cidade:
"O Marina Itajaí Boat Show representa muito mais do que um evento. Ele simboliza um verdadeiro ecossistema, que é uma indústria, turismo e inovação”.
"É exatamente isso que precisamos fomentar: o fortalecimento de Itajaí como um destino turístico de destaque, com base na sua vocação náutica".
Diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira falou do crescimento do salão náutico, que começou com uma proposta simples e hoje tem estrutura de grande porte:
“Quando criamos o Salão Náutico de Itajaí, há oito anos, nosso objetivo era apenas divulgar a Marina”.
"Não imaginávamos a proporção que isso tomaria. Hoje, o Marina Itajaí Boat Show, em sua terceira edição, é um dos principais eventos náuticos do país, com uma estrutura grandiosa”.
"Para esta edição, o Boat Show trouxe mais de 50 pilares de fora e sete carretas apenas para a montagem”.
"É um evento que proporciona uma experiência completa para quem quer conhecer mais sobre o universo náutico, reunir a família, passear e, claro, fazer negócios”.
Já o presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos (Acobar), Eduardo Colunna, comentou sobre a força econômica da indústria náutica e o papel de Santa Catarina como líder nacional:
“É uma honra participar de um evento tão bem estruturado. Santa Catarina se consolidou, nos últimos 15 anos, como o principal polo náutico do Brasil”.
"Esse sucesso é resultado de uma política pública eficiente, com segurança jurídica, responsabilidade fiscal e foco no desenvolvimento da indústria”.
"Hoje, mais de 80% da arrecadação de impostos do setor náutico no Brasil de Santa Catarina, estado que concentra cerca de 70% da produção nacional de embarques”.
"Desse volume, aproximadamente 60% têm origem na região de Itajaí, principal polo náutico brasileiro”.
"Além disso, Santa Catarina lidera as exportações do setor, com estaleiros que chegam a destinar até 45% de sua produção para o mercado internacional, ampliando a presença do país no comércio global de embarques”.
Domos Soluções - Soluções de infraestrutura, segurança e governança de TI
Zenobia - Plataforma de gestão de planejamento por OKR
Fundação Fritz Müller - Hub de conhecimento
SCMC - Plataforma colaborativa com foco em moda e inovação
Sankhya - A melhor solução de gestão para o seu negócio