EVENTOS
Abertura da ExpoSuper 2025 reúne autoridades e lideranças do setor varejista
16/06/2025 16:30:00

A 36ª edição da ExpoSuper, maior feira de negócios do varejo alimentar de Santa Catarina, teve sua abertura oficial na manhã desta segunda-feira (16), no Expocentro de Balneário Camboriú.
Organizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), a feira reúne até quarta-feira (18) mais de 300 expositores, além de uma extensa programação de palestras, painéis e workshops voltados à inovação, tecnologia e qualificação no setor supermercadista.
A cerimônia de abertura foi conduzida pelo presidente da Acats, Alexandre Simioni, e contou com a presença de autoridades estaduais, lideranças políticas e representantes de entidades do setor.
Estiveram presentes o governador em exercício de Santa Catarina, Francisco de Oliveira Neto; a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan; o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert; o secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck; o secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Frigo; e o secretário de Planejamento, Fabrício de Oliveira.
Simioni destacou a força do setor supermercadista catarinense como motor da economia estadual.
Segundo ele, enquanto o crescimento médio do PIB nacional foi de 0,7% no primeiro trimestre de 2025, Santa Catarina cresceu 6,5% no mesmo período, de acordo com o IBGE.
O presidente da Acats comentou:
“Temos um imenso potencial para crescer e estamos no caminho certo”.
“A qualidade do que entregamos aqui em Santa Catarina, em muitos aspectos, é referência”.
"A ExpoSuper 2025 é mais uma prova da nossa força”.
"O supermercado é, sim, um ambiente para construção de carreira em dezenas de profissões”.
"É um ambiente onde se cresce, onde se aprende, onde se conquista”.
O governador em exercício, desembargador Francisco de Oliveira Neto, ressaltou a importância estratégica do varejo alimentar para o desenvolvimento regional e elogiou a inteligência de negócios do setor:
“Vim para ouvir, aprender e reconhecer a força deste setor, que impacta positivamente bairros, cidades e regiões inteiras de Santa Catarina”.
Já o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi, fez críticas a projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, especialmente os relacionados a empréstimos consignados com condições desfavoráveis aos trabalhadores. Galassi também chamou a atenção para a disparidade tributária entre produtos essenciais e atividades como jogos de azar:
“O empréstimo é importante para lubrificar a economia brasileira, mas não pode ser um movimento que explore os nossos colaboradores”.
A prefeita Juliana Pavan celebrou o impacto positivo da ExpoSuper para a economia de Balneário Camboriú e destacou o papel da feira como vitrine de inovação e qualificação profissional:
“Este é um momento de grande movimentação, que gera oportunidades e fortalece o setor produtivo do Brasil”.
O secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, reforçou a relevância econômica do setor. Ele citou dados que colocam o segmento supermercadista como o segundo maior arrecadador de ICMS do estado, com faturamento anual de quase R$ 60 bilhões e geração de mais de 200 mil empregos:
"O setor supermercadista é responsável por cerca de 5% da arrecadação de ICMS em Santa Catarina”.
"O evento coloca frente a frente empresários, economistas, consultores e gestores públicos para debater tendências, compartilhar visões e gerar novas oportunidades de negócios”.
RH Brasil - Inovação e excelência em gestão de Recursos Humanos
Lince Tech - Potencializando negócios através de Pessoas, Tecnologia e Inovação
Fischer Advocacia - Expanding Your Business Overseas
Fenainfo - Federação Nacional das Empresas de Informática
Asset TI - Maximize recursos na nuvem com menos desperdício e mais eficiência