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Porto Itapoá comemora 14 anos de operações com a marca histórica de 10 milhões de TEUs movimentados

16/06/2025 11:30:00

Porto Itapoá comemora 14 anos de operações com a marca histórica de 10 milhões de TEUs movimentados

Nesta segunda-feira (16), o Porto Itapoá completa 14 anos de operações com um marco expressivo: a movimentação acumulada de 10 milhões de TEUs (unidades equivalentes a contêineres de 20 pés) desde sua inauguração em 2011.

O feito consolida o terminal como um dos mais eficientes e estratégicos para o comércio exterior brasileiro.

A trajetória do Porto Itapoá é marcada por um crescimento constante e por sua contribuição significativa para o desenvolvimento econômico e social do município e da região.

Em 2014, apenas três anos após o início das atividades, o terminal já havia movimentado 1 milhão de TEUs.

Em 2016, esse número dobrou para 2 milhões e, em 2017, chegou a 3 milhões.

O crescimento do terminal segue acima da média nacional.

Segundo dados recentes da ANTAQ, no primeiro quadrimestre de 2025, o Porto Itapoá foi o segundo maior movimentador de contêineres do Brasil, com mais de 269 mil unidades — um crescimento de 23% em relação ao mesmo período de 2024, superando em mais de três vezes a média nacional de 6%.

Em 2024, o terminal movimentou 660.742 contêineres, consolidando a liderança em Santa Catarina e a terceira posição no cenário nacional.

Para acompanhar essa expansão, o Porto Itapoá está executando a Fase IV de seu plano de crescimento, com investimentos de R$ 500 milhões.

O projeto inclui a ampliação de 120 mil m² de pátio, a chegada de um novo portêiner (o oitavo do terminal) e a aquisição de 12 RTGs híbridos com operação remota — tecnologia inédita na América do Sul.

Também estão previstas a chegada de nove novos terminal tractors (TTs), a ampliação do cais em 400 metros e a instalação de um terceiro scanner de última geração.

Outro destaque é a inédita Parceria Público-Privada firmada com o Porto de São Francisco do Sul, que viabilizará a dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga.

O projeto, com investimento estimado em R$ 300 milhões, permitirá a operação de navios de até 366 metros de comprimento e capacidade para 16 mil TEUs — os maiores a operar no Brasil com carga máxima.

Os sedimentos da dragagem serão aproveitados para recuperar as praias de Itapoá, contribuindo com a proteção costeira e o turismo local.

A expectativa é que as obras de dragagem comecem ainda em 2025 e sejam concluídas até 2026, reforçando o compromisso do Porto Itapoá com o desenvolvimento regional e com sua visão de se tornar o maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul.

Ricardo Arten, CEO do Porto Itapoá, diz:

“Este é um momento de grande orgulho para toda a nossa equipe e parceiros”.

“Cada conquista reflete o resultado de muito trabalho e investimentos contínuos em infraestrutura e tecnologia”.

“A modernização do canal impulsionará ainda mais os portos da Babitonga, que já registram recordes de movimentação”.

"Isso representa geração de empregos, mais eficiência logística e um impacto positivo para toda a economia nacional”.