NEGÓCIOS

Aurora Coop abrirá unidade em Xangai para incrementar vendas ao sudeste asiático

16/05/2025 13:30:00

Aurora Coop abrirá unidade em Xangai para incrementar vendas ao sudeste asiático

Com o objetivo de ampliar sua presença internacional e estreitar relações comerciais com o mercado asiático, a Aurora Coop vai inaugurar sua primeira unidade fora do Brasil.

A nova estrutura, localizada em Xangai, na China, será inaugurada no próximo dia 19 de maio e terá foco inicial na comercialização de carnes suína e de aves.

A abertura da unidade integra o plano de internacionalização da cooperativa, que em 2023 obteve crescimento de 23,7% nas receitas do mercado externo, totalizando R$ 9,1 bilhões.

Já o mercado brasileiro respondeu por R$ 15,7 bilhões, um crescimento de 10%.

Atualmente, 63,6% do faturamento da Aurora Coop vem do mercado interno e 36,4% do mercado externo.

Em volume, 64,4% da produção é destinada ao Brasil e 35,6% à exportação.

A China é hoje o principal destino das exportações da Aurora Coop.

Com a nova base em Xangai, a empresa pretende qualificar o relacionamento com os importadores locais, adequar produtos às demandas específicas e, futuramente, expandir sua atuação para Hong Kong, Vietnã e outros países do Sudeste Asiático — região com maior representatividade nos volumes exportados pela cooperativa.

A unidade funcionará como um escritório comercial, com equipe própria formada por profissionais brasileiros e chineses, e atuará no atendimento personalizado dos clientes, além de possibilitar o desenvolvimento de novos produtos.

O mercado chinês é altamente competitivo, com forte presença de exportadores da União Europeia, especialmente Espanha, Alemanha e França, além dos Estados Unidos.

No entanto, mudanças recentes nas políticas tarifárias norte-americanas podem abrir novas oportunidades para os exportadores brasileiros, o que favorece a estratégia da Aurora Coop.

O presidente Neivor Canton enfatiza: 

“Crescer no mercado mundial é prioridade de nossa planificação estratégica”.

O diretor comercial de mercado externo, Dilvo Casagranda, afirma: 

“O primeiro objetivo é de qualificar as vendas, por estar mais próximo aos clientes, dando atendimento diferenciado e in loco para, com o passar do tempo e consolidando esse trabalho, poder incrementar os volumes que hoje a Aurora Coop negocia no mercado da China”.