PARCERIAS

Parceria entre BRDE e SCGÁS impulsiona o uso de gás natural e biometano no transporte de cargas e passageiros

12/12/2024 12:00:00

Parceria entre BRDE e SCGÁS impulsiona o uso de gás natural e biometano no transporte de cargas e passageiros

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) celebraram nesta quarta-feira (11), em Florianópolis, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) voltado para o incentivo ao uso de gás natural e biometano no transporte rodoviário de cargas e no transporte coletivo de passageiros em Santa Catarina. 

A iniciativa representa um importante avanço na busca por soluções mais sustentáveis para o setor de transportes no estado. 

O acordo prevê ações conjuntas, como apoio técnico, financiamento de projetos e desenvolvimento de infraestrutura para o abastecimento de gás natural e biometano. 

As iniciativas incluem a conversão de motores para o uso de gás natural, a aquisição de veículos movidos exclusivamente a esse combustível e a construção de postos de abastecimento com alta capacidade. 

Com vigência de 60 meses, o acordo busca transformar o setor de transporte pesado em Santa Catarina, oferecendo soluções que reduzem os custos operacionais e favorecem a sustentabilidade. 

VANTAGENS DO GNV PARA FROTAS PESADAS 

O Gás Natural Veicular (GNV) é uma alternativa econômica e ambientalmente viável aos combustíveis tradicionais, como o diesel. 

Além de reduzir os custos operacionais em até 20%, o GNV diminui o desgaste mecânico dos veículos, prolongando a vida útil de componentes do motor e reduzindo os gastos com manutenção. 

A transição para o uso de gás natural também está alinhada às metas internacionais de descarbonização e diversificação da matriz energética brasileira. 

Essa mudança reforça o compromisso do setor de transportes em reduzir emissões de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar, contribuindo para um futuro mais sustentável em Santa Catarina e no Brasil.

Segundo o Diretor-Presidente da SCGÁS, Otmar Müller, a parceria reforça a infraestrutura necessária para ampliar a utilização de combustíveis mais sustentáveis: 

“Além de reduzir impactos ambientais e melhorar a qualidade do ar, o gás natural e o biometano também trazem vantagens econômicas para o setor". 

"Isso beneficia não apenas o transporte de cargas, mas também o transporte coletivo urbano, promovendo melhor qualidade de vida para os catarinenses”.

O Diretor Financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing, ressaltou a relevância do uso de combustíveis limpos no transporte pesado, um dos setores mais impactantes em termos ambientais:

“O BRDE tem trabalhado para fomentar o desenvolvimento sustentável e este acordo contribui diretamente para reduzir emissões de gases de efeito estufa, promovendo a descarbonização da matriz energética”. 

O diretor do BRDE, Mauro Mariani, enfatizou o compromisso do banco com o sucesso dessas iniciativas: 

“Nosso papel é fornecer suporte financeiro e estratégico para garantir que os projetos sejam implementados com eficácia, contribuindo para a inovação e a sustentabilidade do transporte”.