NEGÓCIOS
Asia Shipping anuncia aquisição de parte da startup catarinense Dati
22/04/2024 15:00:00
A Asia Shipping, maior integradora digital de logística da América Latina e líder no comércio de importações de contêineres cheios da Ásia para a América do Sul, acaba de adquirir parte da startup catarinense Dati, que conta com uma plataforma em nuvem com IA para simplificar e aprimorar as operações de Comex.
O valor da transação não foi revelado.
A Asia Shipping passa a oferecer, de maneira inovadora, uma plataforma digital completa, que automatiza a rotina na importação com uso de Inteligência Artificial abrangendo supply chain, desembaraço, logística internacional e logística nacional.
Por meio da IA e do Machine Learning, a plataforma da Dati é capaz de gerir e se comunicar de forma autônoma com todo o ecossistema de importação e exportação agindo de maneira proativa e preventiva, a partir da análise de dados.
A solução incorporada aos processos da Asia Shipping cuida, age, questiona, informa e toma decisões estratégicas para beneficiar os negócios dos clientes.
De acordo com Daniel Martins, CEO da Dati, a startup oferece uma plataforma abrangente de comércio exterior para importadores que se integra de forma completa ao ERP.
O principal destaque dessa solução é a capacidade de automatizar quase todas as operações envolvidas no departamento de comércio exterior, cobrindo desde a emissão do Pedido de Compra (PO) até a geração da Nota Fiscal de entrada no estoque.
CRESCIMENTO
No ano passado, a Asia Shipping cresceu quase 4 vezes mais que o mercado na importação marítima full contêiner.
Enquanto o crescimento do mercado foi de 6,10%, a multinacional brasileira atingiu uma taxa de 22,42%, reflexo da recuperação de algumas indústrias e do investimento em novas tecnologias – APIs e IA.
Em 2024, a expectativa é que a Asia Shipping cresça pelo menos o dobro do mercado.
Para atingir essa meta, alguns setores serão fundamentais: linha branca, placas fotovoltaicas (energia solar) e automotivo.
Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping, afirma:
“Trata-se de um serviço diferente de tudo que existe no mercado e que promete transformar o setor globalmente, ao unir todas as informações necessárias em um único local".
"A automação de até 87% da importação com o uso de Inteligência Artificial trará mais eficiência e agilidade para nossos clientes”.
Segundo Alexandre Pimenta, o investimento em tecnologia de ponta tende a crescer ao longo desse ano, acompanhando a velocidade do mundo digital e a revolução promovida pela IA, especialmente após o lançamento dos modelos generativos:
“Queremos garantir melhorias sistêmicas que impulsionem o crescimento dos negócios sem burocracia".
"Nossa meta é agressiva em relação à adoção de novas tecnologias e, por isso, não descartamos novas aquisições nos próximos anos".
“Certamente o trabalho conjunto com a Dati e a oferta de uma plataforma digital completa de comércio exterior terão um papel decisivo no resultado da Asia Shipping”.
Daniel Martins, CEO da Dati, comenta:
“Essa automação abrangente proporciona uma significativa eficiência operacional aos importadores, simplificando e acelerando todo o processo de importação, permitindo maior controle e agilidade no gerenciamento das operações de comércio exterior".
“Com a transição para a Declaração Única de Importação (DUIMP) à vista, que promete revolucionar os processos vigentes, estamos prontos para abraçar essa transição gradual, que substituirá a antiga declaração de importação”.
“A mudança não representa apenas uma simples atualização, mas sim uma verdadeira mudança de paradigma na maneira como encaramos as operações comerciais internacionais”.
“Este é o momento de elevar a eficiência, a precisão e a agilidade de nossas operações com a abordagem de ponta a ponta proporcionada pela DUIMP, permitindo alcançar um novo patamar de excelência na gestão do comércio internacional”.
O CEO da Dati explica que, diariamente, os importadores e seus fornecedores fazem exatamente as mesmas rotinas e deixam de lado o que interessa: a gestão. Enviam dezenas de e-mails aos exportadores, agentes, despachantes, armazéns e transportadoras:
“Com a união das plataformas das empresas, o cliente não fará mais essa rotina e terá todas as respostas – quem fez, o que fez e quando, ao longo de toda a jornada”.
“Os dados gerados a cada compra ou venda ao exterior serão analisados e armazenados em único lugar, gerando insights que farão a diferença para a tomada de decisões”.
Lince Tech - Potencializando negócios através de Pessoas, Tecnologia e Inovação
Cavallazzi - Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araújo Advocacia Empresarial
Zenobia - Plataforma de gestão de planejamento por OKR
Blukit - Soluções para instalações hidráulicas
Fischer Advocacia - Expanding Your Business Overseas