CAPACITAÇÕES
Projeto “Parceiro Anjo” já capacitou mais de 400 jovens catarinenses
05/10/2023 13:00:00

Mais de 400 jovens catarinenses foram atendidos pelo Projeto “Parceiro Anjo”, do empreendedor social Luis Alberto Schoingele, em parceria com o Sebrae/SC e a Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste (Acismo).
A iniciativa tem como principal objetivo despertar o empreendedorismo na juventude como estratégia para inclusão social, possibilitando o acesso ao mercado de trabalho e fortalecimento da cultura empreendedora local.
Através da metodologia do programa Crescendo e Empreendendo do Sebrae/SC, Schoingele realiza um trabalho prático com jovens entre 15 e 19 anos.
De acordo com Schoingele, todas as quartas-feiras são realizados encontros com alunos, posteriormente, são apresentados os resultados por cada grupo em relação a venda dos cupcakes e o retorno financeiro.
Hoje o programa realiza ações em São Miguel do Oeste com aproximadamente 50 alunos por ano.
A proposta já aconteceu em Florianópolis, Blumenau, Belmonte e Flor do Sertão.
Ainda segundo Schoingele, o projeto tem sido uma ferramenta importante para o aprimoramento da justiça no Brasil, desenvolvendo ações de prevenção e capacitação profissional, inclusão dos jovens no mercado de trabalho, possibilitando a educação empreendedora de forma gratuita para jovens de 13 a 19 anos.
Luis Alberto Schoingele comenta:
“Na última semana organizamos uma aula prática de produção dos cupcakes com os alunos de São Miguel".
"A proposta foi demonstrar a criatividade, o investimento, o controle de caixa, as estratégias de vendas e o retorno financeiro, pois possibilitou que os alunos colocassem em prática o aprendizado adquirido com o Programa Crescendo e Empreendendo”.
“Estamos em tratativas com o Poder Judiciário da Comarca de São José do Cedro para levar o Parceiro Anjo para Guarujá do Sul, São José do Cedro e Princesa”.
“Essa ação inovadora tem mudado a vida de muitos jovens e muitas famílias no estado catarinense. Tem sido um grande passo para empreender e mostrar o caminho do empreendedorismo, possibilitando uma melhora na qualidade de vida”.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, ressalta como é o processo de aprendizagem:
“É utilizado a metodologia do Programa Crescendo e Empreendendo do Sebrae/SC, que é dividida em três encontros. Primeiro encontro ‘Descobrindo atitudes empreendedoras’, segundo encontro ‘Como o empreendedorismo se manifesta na vida, no mundo do trabalho e dos negócios’ e o terceiro encontro ‘Pensando no futuro”’.
Fischer Advocacia - Expanding Your Business Overseas
Endeavor - Organização de apoio a empreendedores de alto impacto
Fundação Fritz Müller - Hub de conhecimento
Asset TI - Maximize recursos na nuvem com menos desperdício e mais eficiência
Actus Auditores Independentes - Auditoria independente, consultoria e assessoria