TECNOLOGIA

Mulheres conquistam espaço exclusivo no Startup Summit

04/08/2023 17:00:00

Mulheres conquistam espaço exclusivo no Startup Summit

O Startup Summit, um dos principais eventos do ecossistema de startups no Brasil, vai contar com um lounge pensado especialmente para fomentar a presença e a participação de mais mulheres no ecossistema. 

A novidade é uma iniciativa do programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, em parceria com o Grupo Temático Mulheres ACATE.

Traz uma programação focada nas conquistas e nos desafios enfrentados por mulheres no segmento. 

O lounge vai reunir grandes nomes da tecnologia, inovação e liderança feminina para compartilhar experiências, soluções e casos de sucesso. 

O espaço deve contar com uma programação com mais de 70 atrações, entre mentorias, talks e palestras, em um estande de 90m² dentro do evento, que acontece dos dias 23 a 25 de agosto, no Centrosul, em Florianópolis. 

Apesar de ainda ser um ambiente majoritariamente masculino, a programação extensa do lounge do Sebrae Delas reflete a urgência em se debater mais sobre a diversidade de gênero no segmento e é uma amostra de que o número de mulheres atuantes no setor, assim como o interesse pelo tema, deve aumentar. 

Nesta edição do evento, várias integrantes do Grupo Mulheres ACATE estarão presente no lounge do Sebrae Delas como painelistas, participantes de talks interativos e mentoras. 

Durante todo o evento, variados temas serão abordados pelas integrantes do grupo, como Networking e Colaboração, Propósito e Cultura, Equilíbrio e Sucesso, Marketing e muito mais. 

No primeiro dia do evento, as Mulheres Acate estarão presente em diversas atividades. 

Marina Leite e Flávia Bitencourt vão tratar de Networking e Colaboração em um talk e mentorias sobre Diversidade para Empresas, Habilidades Socioemocionais nos Desafios para Empreender, Direito e Startups, Gestão ágil e Resultados e Ideação vs. Procrastinação vão acontecer ao longo da tarde

Já no segundo dia, os temas tratados nas mentorias irão abarcar Como Unir Inovação e Impacto, Como Organizar os Dados na sua Startup, Posicionamento de Mercado, Desafios da Jornada Empreendedora e Propósito para Fortalecer a Marca do seu Negócio.

No último dia do evento, o Grupo Mulheres ACATE vai realizar uma ação junto ao programa de formação de talentos TecTrampo através de uma roda de conversa com os participantes das formações. 

Cássia Carvalho, Milena Veiga e Georgia Benetti irão comandar logo em seguida um talk sobre “Empoderamento através de coletivos femininos”. 

A programação segue com as mentorias por toda a tarde, que serão voltadas para Segurança da Informação, Geração de Conteúdo para Empresas de Tecnologia, Formação de Mulheres C-Level em Tecnologia, Mulheres na Tecnologia: Barreiras e Facilitadores, Gestão de  Equipes Multidisciplinares, Liderança para Resultados, Mapeamento de Processos, PIB x FIB e Direito nos Negócios.

Os ingressos para participação presencial no Startup Summit já estão esgotados, mas o evento será transmitido ao vivo e de forma gratuita, permitindo acesso às palestras da sessão principal. 

Para adquirir seu ingresso para acompanhar o evento remotamente, clique aqui.

Marina Barbieri, gestora do programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, comenta:

“Aumentar a presença feminina no ambiente de tecnologia traz oportunidades para as mulheres e também melhores resultados às empresas". 

“É comprovado que uma empresa com quadro diverso de funcionários e com mais mulheres na liderança tem mais ações para a inovação e 25% mais chances de lucrar acima da média”. 

"Além disso, essas empresas também costumam empregar um número maior de mulheres e gerar um ciclo positivo de retorno à sociedade. Sabemos que as mulheres na tecnologia ainda são minoria, mas é por pouco tempo”. 

Cássia Carvalho, coordenadora do comitê de visibilidade e eventos do Mulheres Acate, afirma:

“Essas são algumas das várias ações que pensamos como grupo de embaixadoras. Entendemos que precisávamos aumentar o número de mulheres participantes do evento e, por isso, iniciamos com uma ação de desconto nos ingressos para o Startup Summit". 

"Depois, organizamos o Lounge de uma forma que pudéssemos auxiliar as mulheres a se fortalecerem nesse ambiente. Como Mulheres Acate, entendemos que é nosso propósito impulsionar o crescimento de mulheres na tecnologia".