TECNOLOGIA

Empresa de Santa Catarina lança tecnologia para supermercados e farmácias

14/06/2023 14:30:00

Empresa de Santa Catarina lança tecnologia para supermercados e farmácias

A retail tech catarinense Involves lançou uma tecnologia que vai facilitar o trabalho das redes varejistas, com destaque para supermercados e farmácias, melhorando a relação com a indústria. 

módulo de Pontos Promocionais, integrado ao Involves Doors, faz o gerenciamento de pontos extras — as pontas de gôndolas e também aqueles espaços de destaque no meio das lojas que promovem produtos em promoção. 

O Involves Doors é um software com inteligência artificial para o varejo que permite melhorar a execução das gôndolas e aumentar as vendas.

Com o Involves Doors, todos os pontos promocionais indicados na loja ficam registrados no sistema e o acompanhamento da execução acontece de ponta a ponta, por meio do software. 

A tecnologia ajuda as equipes de loja a comprovarem a execução dos acordos feitos com a indústria: depois de montar o espaço, é possível registrar a exposição dos produtos na gôndola por meio de uma foto, garantindo, assim, os acordos comerciais com os fornecedores e tornando o processo mais transparente e confiável. 

A solução foi lançada recentemente, mas já vem sendo utilizada por varejistas, como Peruzzo  Supermercados. 

O INVOLVES DOORS

Além do módulo de Pontos Promocionais, o Involves Doors também conta com uma solução de abastecimento inteligente que identifica possíveis rupturas ou problemas na disposição dos produtos no ponto de venda. 

Usando inteligência artificial, a tecnologia é capaz de reconhecer falhas de execução que não seriam percebidas com tanta agilidade pelas equipes de reposição do varejo. 

A tecnologia é usada por supermercadistas como Althoff, Hippo e Myatã.

Outra solução que o software entre é o Controle de Validades no varejo. 

A inteligência artificial do Involves Doors monitora todo o sortimento do ponto de vendas e gera alertas automáticos quando identifica algum produto vencido, ou com possibilidade alta de vencimento próximo. 

Guilherme Coan, CRO da Involves, explica:

“Percebemos que essa era uma demanda urgente dos varejistas. Os pontos promocionais são usados como uma importante estratégia para aumentar o giro de um produto, lançar e comunicar inovações ou promover ações de cross merchandising e comunicar ofertas". 

“A visibilidade dos produtos está diretamente relacionada às vendas e por isso as indústrias investem tanto em exibições adicionais”. 

"Assim, esses espaços precisam contar com um gerenciamento muito preciso e eficaz para garantir o aumento das vendas e potencializar o retorno sobre o investimento em trade marketing”. 

Segundo Guilherme, a solução garante mais escalabilidade da operação e a centralização das informações, além de facilitar a comunicação com equipe de loja e back office:

“A tecnologia traz mais maturidade para a operação, já que torna automatizada a auditoria dos processos, minimizando erros e criando previsibilidade”.