NÁUTICA

Antaq é apoiadora do Portos & Costas Brasil – 2023, que acontece em Balneário Camboriú

13/04/2023 09:00:00

Antaq é apoiadora do Portos & Costas Brasil – 2023, que acontece em Balneário Camboriú
O superintendente de Outorgas da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), Renildo Silva (Divulgação)

O superintendente de Outorgas da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), Renildo Silva, irá apresentar a atual realidade infraestrutura aquaviária dentro da temática navegação e hidrovias durante o Portos & Costas |Brasil - 2023

A Antaq também fechou apoio institucional com o evento, programado para os dias 22 e 23 de maio de 2023, em Balneário Camboriú.

A agência é uma autarquia que integra a Administração Pública Federal indireta.

É responsável por regular e fiscalizar a prestação de serviços de transporte aquaviário e a exploração da infraestrutura portuária e aquaviária no Brasil.

A realização do evento é da MTCN Soluções Sustentáveis em Dragagens, Portos e Costas e a organização é da Projecta Eventos e Marketing.

O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, diz:

“Hidrovias são sinônimos de sustentabilidade, intermodalidade e eficiência logística. No entanto, o Brasil ainda explora pouco o potencial de suas vias navegáveis. São mais de 19 mil quilômetros de vias navegáveis, mas elas precisam receber investimentos e intervenções para que se tornem hidrovias”.

Ele vê as concessões e programas de parcerias público privadas (PPPs) como alternativas para que as hidrovias sejam implementadas e exploradas no Brasil e cita o plano setorial hidroviário, da Antaq, e o plano geral de outorgas, como ferramentas para que as hidrovias sejam efetivamente implementadas:

“Elas são a última fronteira do desenvolvimento”.

Eduardo Nery destaca ainda que a utilização do transporte aquaviário tem excelente custo-benefício e segurança se comparado aos outros modais de transporte. Isso gera aumento na competitividade e, consequentemente, redução no custo Brasil:

“O custo de implantação de uma hidrovia é muito inferior, se comparado às rodovias ou ferrovias, e trata-se de um modal altamente sustentável nos pontos de vista econômico e ambiental".

Mauricio Torronteguy, curador do Portos & Costas Brasil – 2023, destaca a importância de se discutir temas como esse, que trazem à tona antigas discussões para o modal aquaviário e que dão certo em muitos países mundo a fora:

“O transporte hidroviário no Brasil é um tema relevante e que será abordado de forma técnica nessa segunda edição do Portos & Costas”. 








Santa Catarina: um estado focado em inovação

Por Iomani Engelmann, empresário e presidente da ACATE gestão 2020-2022 e 2022-2024