SUSTENTABILIDADE

Bludata, de Blumenau, é primeira de SC a conquistar certificação global de prédio sustentável

02/01/2023 11:00:00

Bludata, de Blumenau, é primeira de SC a conquistar certificação global de prédio sustentável

A Bludata, empresa de tecnologia localizada em Blumenau, é a primeira de Santa Catarina a contar com a certificação de prédio verde.

Para conquistar a certificação Leed, instituída pela GBC Brasil, a empresa de tecnologia realizou diversos investimentos na construção do prédio de sete andares.

Foram mais de seis anos de construção.

Foram instituidos cuidados que iniciaram já no nivelamento do terreno, localizado às margens do Rio Itajaí- Açu. 

Houve a preservação de área verde e replante de espécies naturais e frutíferas, conforme indicação da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema).

Entre os diferenciais que tornam o prédio de sete andares um “edifício verde” estão:

  • O uso de energia fotovoltaica
  • Vidros com isolamento termoacústico
  • Paisagismo que evita a necessidade de rega constante
  • Tratamento e reaproveitamento de água da chuva
  • Sistema de ar condicionado que filtra o ar dos ambientes
  • Conta com dois geradores de energia

Além dos ambientes de trabalho, preparados para receber cerca de 250 pessoas, a Bludata possui ainda estacionamentos com opção de recarga de carro elétrico, bicicletário e vestiários. 

A iluminação é 100% de led, trazendo um impacto econômico no longo prazo com a economia de luz, da mesma forma que o reaproveitamento de água para jardinagem e limpeza. 

Regras de acessibilidade também são aplicadas, com rampas de acesso e banheiros adaptados.

A sede da Bludata entrou em operação em janeiro de 2020. 

No mesmo ano a empresa recebeu a certificação Tier III do Uptime Institute, que aferiu o alto grau de segurança de seu datacenter.

José Henrique da Silva, diretor da Bludata, destaca:

“Todo o material utilizado na obra precisava ser auditado e certificado, mas hoje contamos com instalações que alinham segurança, qualidade e consciência ambiental, mostrando que é possível fazer diferente". 

"Nossa estrutura foi pensada dessa forma porque é uma maneira clara de alinhar o espaço com nosso valor de qualidade de entrega. Também contamos com datacenter certificado globalmente, o que transmite aos clientes segurança e confiança”.

“Detalhes como o uso de tintas certificadas na pintura dos móveis, toda a mobília, torneiras e descargas dos banheiros precisam estar de acordo com a regulamentação da GBC Brasil para que a entidade conceda a certificação". 

"Além disso, qualquer reparo deve ser feito dentro dos requisitos da certificadora, a fim de garantir que o prédio siga com estes cuidados”.