AGROPECUÁRIA

Dia de Campo ATeG reúne mais de 250 produtores do meio oeste em Campos Novos

10/08/2022 09:00:00

Dia de Campo ATeG reúne mais de 250 produtores do meio oeste em Campos Novos

A implantação do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) foi um divisor de águas para as propriedades rurais de Santa Catarina. 

A iniciativa gerou reflexos positivos e contribuiu significativamente para elevar o agronegócio catarinense. 

Para destacar os resultados do programa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), promoveu em Campos Novos o Dia de Campo da ATeG.

O evento teve como foco a aplicação dos sistemas integrados de produção animal: gado de leite, gado de corte e ovinocultura. 

A programação incluiu palestras e visitação nos campos da Fazenda Bonanza, propriedade rural dos produtores José e Paulo Ribeiro, que integram o programa em Campos Novos. 

Mais de 250 produtores participaram do evento.

A ATeG é realizada em aproximadamente 90% dos municípios em SC.

Em Campos Novos, atende 120 produtores.

ENTENDA COMO FOI O DIA DE CAMPO

O Dia de Campo aconteceu em dois períodos. 

Pela manhã foi realizada a palestra ‘Sistemas Integrados de Produção Animal’ e no período da tarde ocorreu a visitação no campo das propriedades. 

Os produtores foram até as estações para conhecer os manejos da pecuária de corte na Fazenda Bonanza, as estruturas e fertilidade do solo, o manejo de cultivares de aveia e de azevém e o manejo das pastagens.

As atividades foram divididas em cinco estações e foram conduzidas pelos supervisores técnicos da ATeG Fernando da Silveira, Guilherme Romani de Melo e Leandro Simioni; pelo supervisor regional do Senar/SC Jeam C. Palavro e pelo técnico de campo da ATeG Ricardo C. Basso, com auxílio dos 22 técnicos de campo da região meio oeste e do pesquisador da Embrapa Marcelo Klein.

A atuação na fazenda da família Ribeiro é um excelente exemplo na produção de forragens de inverno de maneira sustentável com a produção de grãos do verão. 

A intenção é alinhar a produção animal e a vegetal para proteger o solo e melhorar sua fertilidade após cada safra de grãos ou colheita de forragens. 

Ao final do Dia de Campo os produtores perceberam a importância da assistência técnica nas propriedades como forma de aumentar a produtividade, rentabilidade e lucratividade.

José Zeferino Pedrozo, presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, exaltou o programa e os benefícios obtidos pelos produtores que acreditaram e implantaram a ATeG em suas propriedades:

“Queríamos marcar presença com os empresários rurais e com as lideranças do setor, por isso trouxemos esta experiência. Estamos fazendo nosso planejamento estratégico para os próximos quatro anos". 

“Consultamos os nossos presidentes dos Sindicatos e é unanime a opinião de que devemos continuar prestando a Assistência Técnica e Gerencial”. 

"Nos aproximamos do produtor, levamos as informações para melhoramento genético, manutenção para o custeio e o plantio e, principalmente, levamos informações de como gerenciar as propriedades. O produtor também deve ser um empresário rural”.

Reconhecido por oferecer um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, a ATeG conta com um trabalho que produz real valorização dos animais, conforme afirma José Zeferino Pedrozo:

“Constatamos o êxito dessa iniciativa na pecuária de corte através das nossas feiras de exposições. O melhoramento dos animais que se apresentam nessas feiras é notável". 

"A satisfação dos produtores com a melhora dos preços é grande. Isso acontece porque não levamos apenas informações, mas oferecemos muitos subsídios que permitem a evolução e melhoramento da parte genética, tanto para o gado de leite quanto para o gado de corte. Por isso nossos animais têm os preços diferenciados”.

A coordenadora estadual do programa, Paula Coimbra Nunes, pontuou a importância de promover este evento:

“O Dia de Campo reuniu os produtores da região para visitar os campos plantados com o auxílio de nossos técnicos". 

“Apresentamos aos produtores diferentes formas de produção e cultivares para que possam ter um modelo para aplicar em sua propriedade”. 

“Mostramos, na prática, através do lema do Senar: ‘Aprender a fazer, fazendo’. Falamos sobre a bovinocultura de corte, a bovinocultura de leite e a ovinocultura”. 

"Nosso objetivo principal é auxiliar o produtor rural na melhoria de suas atividades produtivas, na gestão de sua propriedade rural e na melhoria da renda”.

O presidente do Sindicato de Produtores Rural de Campos Novos, Luiz Sergio Gris, elogiou a atuação da ATeg e os resultados apresentados no município:

“Neste Dia de Campo observamos a prática do que é feito através da assistência técnica. Fomos a campo ver as estações, a adubação, a qualidade de solo e o que a propriedade está implementando de acordo com a assistência que recebem dos técnicos”. 

“Somos o braço do Sistema Faesc/Senar-SC, temos uma parceria há muitos anos. Em Campos Novos temos dois cursos técnicos e quatro programas ATeG em funcionamento. O evento de hoje contou com a parceria do Senar, da Copercampos, e da família Ribeiro que nos proporcionou este lugar”.