E-COMMERCE

Grupo Kyly elenca dicas sobre como criar melhores ofertas no e-commerce

01/08/2022 16:00:00

Grupo Kyly elenca dicas sobre como criar melhores ofertas no e-commerce

Pensando em auxiliar diversas redes que atuam com vendas pela internet, Diana Rodrigues Gropp, gerente de Unidade Estratégica de Negócios Digitais do Grupo Kyly, maior rede de vestuário infantil do País, sediada em Pomerode, separou algumas dicas importantes sobre o assunto.

Segundo ela, o consumidor quer ter o sentimento de ter feito o melhor negócio possível para ele. 

Por isso, tanto a estratégia de desconto como de frete gratuito são atrativas. 

No entanto, ambas impactam diretamente a margem do varejista que encontra cada vez mais dificuldade de cobrar pelo preço cheio dos produtos.

Confira seis dicas listadas por Diana

Dica 1: Estruture uma tabela de frete

Faça negociações com as transportadoras e busque sempre negociar com os Correios. 

Há várias opções no mercado atualmente, que oferecem possibilidade de reduzir os custos de entrega.

Dica 2: Estabeleça regras e políticas para frete grátis

Avalie a média do seu custo de frete e quanto isso representa em desconto do seu produto. 

O frete grátis nada mais é do que um desconto do seu produto. 

Uma estratégia que ajuda bastante é definir um entrega gratuita acima de um valor mínimo.

Dica 3: Saiba calcular o preço do frete 

Uma forma de calcular o seu frete grátis de maneira mais saudável é saber o custo médio por envio. 

Por exemplo, seu custo médio é de R$20 por cada pedido enviado, você pode oferecer um frete grátis acima das compras de R$199, o que representa um desconto de 10% no seu produto. 

Se 10% de desconto no seu produto for algo financeiramente viável, você poderá praticar essa ação de frete grátis, sem problemas.

Dica 4: Logística reversa 

Um dos erros mais comuns dos varejistas é não pensar na logística reversa do e-commerce.

É necessário pensar nessa eventual despesa para não desequilibrar o caixa da empresa. 

Mais do que a logística reversa do e-commerce, é preciso conhecer o Código de Defesa do Consumidor para compras online. 

Nele consta que o cliente pode desistir da compra sem custo algum dentro de sete dias. 

Ou seja, a logística reversa por conta do varejista é lei e não somente uma política.

Nesse caso, o varejista precisa ter um valor previsto para esse tipo de custo extra. 

Sendo assim, é preciso identificar qual a taxa de clientes que solicitam desistência do produto e o motivo. 

Ciente da razão, a empresa pode trabalhar na causa e reduzir esse custo, mas eventualmente sempre terá uma porcentagem das suas vendas que serão devolvidas.

Dica 6: Automatize e busque plataformas com expertise

Por que é importante contar o apoio da tecnologia para automatizar processos para tomar melhores decisões relacionadas ao frete?

São vários KPI´s dentro de uma operação de venda online que precisam ser cruzados para serem transformados em uma estratégia de redução de custo e no aumento de vendas. 

São muitos pedidos online e qualquer erro de cálculo de custo pode gerar um grande impacto em um curto espaço de tempo. 

Utilizar a tecnologia para acompanhar essas informações e para apoiar a tomada de decisão é ganhar tempo e, consequentemente, mais agilidade para poder realizar ações assertivas para o negócio.

Diana Rodrigues Gropp comenta:

“Para conseguirmos equilibrar essa equação é necessário ‘fazer conta’, ou seja, acompanhar de perto a proporção dos custos em relação à venda, além de identificar qual o ponto saudável do preço de vendas, que possibilite oferecer um frete grátis”. 

“O consumidor está mais disposto a pagar um pouco a mais pelo produto, se ele obtiver uma entrega gratuita. A sensação de bom negócio é maior do ponto de vista dele, visto que comprou o produto que desejava e o custo do frete seria algo que ele não deseja e sim uma ‘taxa’ que precisaria pagar”. 

“Já o desconto é uma das estratégias que deve ser usada com mais cautela, para não caracterizar o site como outlet e que está em constante promoção, desvalorizando o seu produto e a marca". 

"Usar constantemente esse mecanismo, acostuma o cliente e acaba perdendo o efeito de oportunidade e da compra por impulso”.

CHECKLIST

  • O Grupo Kyly tem sede localizada em Pomerode.
  • É hoje a maior empresa de vestuário infantil do Brasil.
  • É detentora de cinco marcas e parceiro de uma empresa de jeans infantil.
  • O grupo possui produção anual de 31 milhões de peças.
  • Atua de forma verticalizada, contando com sua própria Fiação, a Fio Puro, considerada uma das mais modernas da América Latina e que opera com 100% da sua matéria prima sendo algodão brasileiro responsável.
  • O grupo conta com mais de 11 mil clientes multimarcas.
  • Exporta para 36 países.
  • Tem forte presença no e-commerce próprio e nos principais marketplaces do País.
  • Já no franchising, com a marca Milon, possui 80 lojas.