TECNOLOGIA

Mindera na banca final do HACKATHON +DEVS HACK

27/05/2022 15:00:00

Mindera na banca final do HACKATHON +DEVS HACK

Entre os dias 20 e 27 de maio de 2022, Blumenau sediou a primeira edição do HACKATHON +DEVS HACK, evento que tem como um de seus patrocinadores a empresa de tecnologia Mindera.

A Mindera é uma multinacional de origem portuguesa e que se instalou no Brasil, mais precisamente na cidade de Blumenau no ano de 2021, e tem forte interesse em fomentar a formação tecnológica, uma vez que isso representa maior desenvolvimento da área e a devida preparação de profissionais para atuação no mercado. 

Lendo o nosso post de hoje até o final, iremos apresentar para você maiores detalhes sobre o evento, tais como o cronograma de atividades, empresas participantes e aprendizagens disponíveis aos participantes!

HACKATHON +DEVS HACK - Que evento é esse?

O HACKATHON +DEVS HACK é um evento que marca a conclusão do programa de formação gratuito em Programação +DEVS2BLU. O programa conta com parceria de inúmeras empresas de tecnologia, tais como a Mindera, Blusoft-Acate, Philips, entre outras. 

O evento é uma grande oportunidade para os alunos do +Devs2Blu aplicarem todo o conhecimento apreendido ao longo dos seis meses do Programa, com os desafios propostos durante os 7 dias de atividades. 

Mas afinal de contas, o que seria o HACKATHON? 

Esse termo foi escolhido pelos organizadores do evento, pois refere-se à maratona de programação, em que os “hackers” são reunidos por largos períodos, com o objetivo de trabalharem explorando dados abertos. 

Nesses encontros, os hackers acabam atuando para desvendar códigos e sistemas. Além disso, também discutem novas ideias e desenvolvem projetos (software e hardware). 

Já a nomenclatura +DEVS HACK foi escolhida, pois o foco do evento está em estreitar o contato e atrair os talentos que tenham feito parte do programa de formação municipal +Devs2Blu. 

No Hackathon serão promovidos ambientes colaborativos e tecnológicos (desafios) para instigar os participantes a buscarem por soluções inovadoras junto aos problemas reais em determinadas entidades empresariais do setor tecnológico. 

Cronograma de atividades HACKATHON +DEVS HACK 

Como você já sabe, o evento ocorrerá ao longo de 7 dias e estará dividido em 5 fases:

  • FASE 1 - Fase de imersão: Dia 20 de maio e ao longo deste dia, cada equipe recebeeu uma mentoria de negócio realizada por meio de consultorias remotas. Esta fase objetiva auxiliar as equipes a desenvolverem soluções para as empresas por meio de ideias inovadoras.
  • FASE 2 - Fase de ideação: Dias 21 e 23 de maio. Nestes dias, as equipes se reuniram para atuar, gerando e selecionando ideias com
    soluções dentro de um problema proposto.
  • FASE 3- Fase de prototipação: Essa fase foi no dia 24 de maio, tendo como objetivo o desenvolvimento de um protótipo de soluções para a fase de ideação. Também foram feitas as entregas de Wireframes e Mockups da solução escolhida.
  • FASE 4 - Fase de implementação: As atividades desta fase ocorreram entre os dias 25 e 26 de maio e as equipes deverão criar o MVP da solução. Neste dia também foram entregues os códigos fontes da solução desenvolvida e a documentação da solução.
  • FASE 5- DemoDay e encerramento: A fase de encerramento foi agendanda para dia 27 de maio, no centro de inovação de Blumenau, com apresentação junto à banca avaliadora e entrega de PowerPoint da apresentação final contendo detalhes importantes da solução, métricas e também as análises que foram utilizadas para validar a solução.

Detalhes sobre o +DEVS2BLU

De modo geral, o +DEVS2BLU nada mais é do que um programa voltado para a formação gratuita de desenvolvedores no município. Essa iniciativa parte de uma ação da prefeitura, em apoio com uma série de parceiros, nos quais inclui-se a Mindera. 

Basicamente, este programa surge na cidade com o objetivo de fomentar a formação de mão de obra qualificada para atuar na área de desenvolvimento de sistemas. 

É preciso salientar que a cidade de Blumenau é considerada um importante centro de tecnologia, tendo em vista que se fixam neste município milhares de empresas nacionais e multinacionais do ramo tecnológico. 

Atualmente, estima-se que o setor de tecnologia da cidade já esteja empregando mais de 12 mil pessoas e esse número não para por aí! 

Em função da demanda crescente por profissionais devidamente qualificados para atuar no segmento, isso fez surgir esse programa de capacitação, 100% gratuito e com foco especial nos moradores de Blumenau.

O evento HACKATHON +DEVS HACK será um show case de novos talentos da Programação do +DEVS2BLU. Uma oportunidade para os formados mostrarem suas aptidões em códigos e resoluções de problemas. 

Mindera patrocina o HACKATHON +DEVS HACK 

A Mindera não poderia ficar de fora deste importante evento para o setor tecnológico de Blumenau, pois é uma empresa de software que se dedica à construção de sistemas de softwares escaláveis em alta performance. 

A multinacional foi selecionada para participar da banca de encerramento. 

A presença desta multinacional no evento é importante, tendo em vista que ela atua oferecendo serviços de TI, fintechs, gamming, e-commerce, entre outros, e estará de olho nos novos talentos formados pelo programa. 

E aí? O que você achou da proposta do evento HACKATHON +DEVS HACK? O cronograma de atividades para a semana lhe pareceu atrativo? Deixe o seu feedback abaixo!

 

CONTEÚDO OFERECIDO POR MINDERA

A Mindera é uma empresa de tecnologia que atua em parceria com seus clientes no entendimento de suas necessidades de negócio para desenvolver e manter sistemas de software de alto desempenho.

Temos sede em Portugal nas cidades de Porto, Aveiro e Coimbra, com escritórios também no Reino Unido, Índia, Estados Unidos e Romênia.

No Brasil temos unidade em Blumenau, localizada no Ibiza Trade & Financial Center.

Para falar conosco: hello.br@mindera.com





Pinhalzinho, Jovem Programador e a economia criativa

Artigo de Carlos José Pereira, Diretor do Seprosc - Sindicato das Empresas de TI do Estado de SC