ENSINO

Projeto Jovem Programador disponibiliza vagas para professores de TI em diversas cidades do estado

05/05/2022 09:00:00

Projeto Jovem Programador disponibiliza vagas para professores de TI em diversas cidades do estado

É fato que a área de tecnologia da informação está em crescimento acelerado em Santa Catarina e que o ecossistema de todo o estado tem a oportunidade de se estabelecer como destaque nacional e internacional em desenvolvimento de softwares e soluções tecnológicas para diversos segmentos. 

Com isso, aumenta a demanda por profissionais capacitados e qualificados para desenvolvimento de atividades relacionadas à área, sendo que a carência de profissionais nessa área pode limitar esta ascensão e manutenção do setor.

O Programa Jovem Programador (PJP), iniciativa do SEPROSC em parceria com o Senac SC, atua na formação de jovens entre 16 e 35 anos em desenvolvimento de sistemas, com o objetivo de oportunizar a entrada de profissionais em um mercado de carreira promissora e atender as necessidades vividas pelo ecossistema de tecnologia do estado.

Assim como a demanda por formação aumenta, cresce a necessidade de professores para atuação na área, entregando capacitação de qualidade, que viabilize a prática profissional dos alunos em desenvolvimento de sistemas. 

Os professores de cursos de tecnologia, geralmente, são profissionais atuantes na área, que trazem suas experiências e práticas profissionais para sala de aula, agregando valor na formação dos alunos e acelerando o processo consistente de aprendizagem.

“É importante entender que o papel da docência na área de tecnologia vai além de ensinar ao aluno como ele deve resolver tecnicamente um problema específico. O professor suporta a formação da geração que dará continuidade ao crescimento e consolidação da tecnologia como base ou meio fundamental para operacionalização de outros negócios, além de facilitar e acelerar o processo de aprendizagem do aluno para entrada em um mercado que vive mudanças constantes”, afirma Juliano Vieira, coordenador estadual do Eixo de Tecnologia da Informação.

Em 2022, o PJP atuará em 19 unidades do Senac SC em cidades de todas as regiões do estado. As turmas serão ofertadas nos turnos matutino, vespertino e noturno, dependendo da disponibilidade de cada unidade. 

É importante ressaltar que o envolvimento das empresas (também beneficiadas pelo movimento de formação e qualificação de profissionais da área) é fundamental para atender a demanda em todos os turnos, seja por apoio e/ou incentivo de seus colaboradores para atuarem também na formação de outros profissionais.

O Jovem Programador tem como empresas patrocinadoras: Ambevtech, Amcom, Audaces, Benner, Datainfo, Fácil, Govbr, Horus Faculdades, JB Software, NDD, Porter Group, Quick Soft, Senior, Softplan, Studos, Trier Sistemas, Useall e WK. E como apoiadores: Acate, Arcoinstituto, Communitec, Fecam, Gene Conecta, Inovale, Orion, Rede Catarinense de Centros de Inovação e Seinflo.

SENAC SC

O Senac SC possui oferta constante de vagas para professores na área de TI, para atuação em diversos níveis de formação.

O processo seletivo da instituição é realizado de forma transparente e com comunicação via website (https://portal.sc.senac.br/portal/app/frame.aspx?secao_id=11). No site são divulgadas as vagas via comunicado da abertura da vaga e neste são apresentados todos os detalhes,  requisitos e remuneração relacionadas à vaga. Após a inscrição, os candidatos passam por avaliação curricular, prova prática (mini-aula) e entrevista. Todas as fases apresentam comunicados de qualificação/aprovação para consulta dos candidatos.